O Samu (Serviço Móvel de Urgência) deve passar a atender todo o Estado com a regionalização dos serviços, prevista na Portaria nº 2.970, de 8 de dezembro de 2008. O objetivo é melhorar o atendimento à população sul-mato-grossense. A aprovação da portaria, pela Secretaria Estadual de Saúde, aconteceu em agosto do ano passado e o Samu estadual deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2010.
A regionalização do Samu vai acontecer nos polos de Dourados, Três Lagoas e Campo Grande.
Segundo o secretário de saúde de Dourados, Mário Eduardo Rocha, o atendimento será ampliado e deve, além de oportunizar maior espaço profissional, dar mais qualidade no atendimento.
“Nós teremos um atendimento ampliado com três Unidades de Resgate, uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel, além da disponibilidade de unidades de resgate e suporte avançado e aeronaves para o atendimento de todo o Estado”, afirmou.
O prefeito Ari Artuzi apoia a iniciativa e diz que com a regionalização dos serviços do Samu, o transporte, principalmente dos pacientes em estado grave, deverá ser melhorado, dando mais qualidade a todos que necessitam dos serviços.
O serviço terá uma central única de regulação médica em urgência, localizada no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e pontos de apoio em municípios estratégicos para o restante do Estado. Nesses municípios, estarão disponíveis veículos de intervenção rápida (VIR), que terão equipamentos e profissionais de saúde para dar suporte às viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros.
A regionalização do Samu vai acontecer devido à ampliação dos serviços nas três centrais de Regulação de Urgência (Campo Grande, Dourados e Três Lagoas). O repasse mensal de recursos próprios do Estado para custeio das Centrais de Regulação do Samu será acrescido aos recursos federal e municipal. As centrais receberão mensalmente em torno de R$ 553 mil.
Mário Eduardo Rocha disse as mudanças vão melhorar em 100% o atendimento para a população. “Será uma conquista muito grande para o nosso município e para o Estado, já que teremos uma qualidade de atendimento ainda maior. Com a mudança no atendimento o serviço ficará mais ágil”, disse ele.
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