quarta, 06 de julho de 2022
Dourados
31°max
14°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UEMS

Dourados sedia Congresso Nacional Estudos Linguísticos e Literários 

23 maio 2022 - 20h50Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Dourados, realiza de 8 a 10 de junho o IX Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul (CNELLMS)  juntamente com o X Encontro de Pesquisa na Graduação em Letras (EPGL),  o VII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação de Letras (EPPGL) e o II Encontro do ProfLetras.

As inscrições com apresentações de trabalhos vão até 31 de maio, já para ouvintes, até 8 de junho. Clique aqui para se inscrever  

A realização do CNELLMS, em conjunto com os demais eventos em Dourados, promove o incentivo à pesquisa em diferentes subáreas e divulga o Curso de Letras por meio da aproximação das comunidades acadêmicas e de professores da comunidade em geral. Para isso, a programação do evento contemplará as áreas de Letras: Linguística, Literatura, Línguas estrangeiras e Ensino.

A temática se fundamenta em “Letras: teoria e prática”, visto que a finalidade deste evento esta voltada para a formação e complementação de conhecimentos teóricos aos alunos dos Cursos de Letras e Áreas afins. “É um evento que já está consolidado na Área de Letras com os grupos de pesquisa e Instituições de Ensino Superior do MS e do Brasil, a UEMS fortalece os Programas de Pós-Graduação na Área de Letras e conta com dois Mestrados profissionais e um Acadêmico, além da Pós-Graduação Lato sensu”, ressalta a Professora Zélia Nolasco, presidente da comissão organizadora do evento e coordenadora do Profletras .

O evento cumpre um papel importante ao integrar a comunidade da UEMS aos profissionais de outras universidades, além de dialogar e capacitar os professores da Rede Pública de Ensino, pois possibilita um debate plural com participantes envolvidos com o ensino de linguagens e de literaturas. Considerando a proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia e a interação com os povos indígenas do MS, o tema deste ano focaliza pesquisas em contexto de diversidade linguística de fronteiras, sejam elas geográficas ou culturais. 

A programação prevê palestras, mesas redondas, minicursos e comunicações coordenadas e individuais nas áreas de Estudos da Linguagem, Literaturas nas línguas portuguesa, espanhola, indígenas, e estrangeiras, cujo enfoque privilegiará a articulação entre conhecimento e prática docente em Letras. Para tanto, ganha especial destaque o papel da pesquisa na graduação e pós-graduação, por entendê-la como um instrumento essencial à construção do profissional e indivíduo pleno e reflexivo.

A professora. Zélia Nolasco também destaca que o evento terá em sua programação a presença de Etel Frota. Ela é Licenciada em Ciências na Faculdade de Filosofia de Cornélio Procópio, graduada em Medicina na Estadual de Londrina e especializada em Saúde Pública na UFPR, atuou como médica por quase vinte anos, até seu lado artístico falar mais alto. No final da década de 1990, ainda clínica geral, fez a primeira aparição pública como letrista, conquistando simultaneamente o 1.º e 2.º lugares no Segundo Festival de Compositores do SESC da Esquina. Menos de dois anos depois, seu relacionamento com a literatura e a música não deixou mais lugar para a medicina.

O conhecimento de Etel Frota é dividido semanalmente no programa Poemoda, a Canção em Verso e Prosa, na Rádio É-Paraná, em parceria com Alan Romero. Entre 2015 e 2017 esteve na página Diálogos Lunáticos, do psicólogo Tônio Luna, no Facebook. Em 2016, começou a colaborar com a Folha de S. Paulo. No mesmo ano, foi contemplada com o Prêmio Grão de Música, do qual passou a ser curadora regional no Paraná em 2018. O primeiro romance que escreveu, O Herói Provisório (2017), foi lançado durante a 15.ª Flip e tem lhe rendido muitos elogios - destaca a organização do evento.

Mais informações sobre o evento: www.even3.com.br/cnellms2022

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enem 2022: candidato poderá apresentar documentos digitais, como CNH e e-Título, nos dias de prova
EDUCAÇÃO

Enem 2022: candidato poderá apresentar documentos digitais, como CNH e e-Título, nos dias de prova

ANÁLISE

Proibição de tatuagens e piercings em animais de estimação vai a Plenário

ELEIÇÕES 2022

Inscrições para mesários voluntários estão abertas; saiba como se inscrever

Mais de 30 idosos são vítimas de golpes virtuais em Dourados em seis meses
DOURADOS 

Mais de 30 idosos são vítimas de golpes virtuais em Dourados em seis meses

BRASÍLIA

Carro invade ponto de ônibus e deixa feridos e um morto

SAÚDE E BEM-ESTAR

Fibromialgia: dores constantes podem ser síndrome crônica; entenda

SELEÇÃO

Publicadas convocações dos classificados em concurso e processo seletivo da SED

LEGISLATIVO DE MS

Após pedido de Neno, novos policiais civis são empossados para Paranhos

ATENDIMENTO

Conversão de união estável em casamento é o serviço mais procurado da Justiça Itinerante

DOURADOS

Liandra pede melhorias nos postos de saúde do Idelfonso Pedroso e Altos do Indaiá

Mais Lidas

DOURADOS

Cinco professores estavam em veículo que se envolveu em acidente no Itahum

DOURADOS

Prefeitura abre concurso com quase 60 vagas com salários que chegam a R$ 8,3 mil

DOURADOS

Cantor é outro envolvido em acidente que deixou feridos entre Dourados e Itahum

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio no Flórida se passou pela própria esposa para atrair vítima e cometer o crime