Na próxima quinta-feira, dia 14 de janeiro, o Teatro Municipal de Dourados recebe a equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), que realizará a partir das 9 horas, o 2º Ciclo de oficinas de esclarecimento e elaboração de projetos sobre o edital do FIC (Fundo de Investimentos Culturais).
O primeiro ciclo está sendo realizado em Campo Grande desde o último dia 7 e aborda os mecanismos de incentivo à cultura e os aspectos fundamentais na elaboração de um projeto cultural, desde sua criação, execução e finalização. Destina-se tanto ao aprendiz interessado no assunto, quanto ao participante que quer ampliar seus conhecimentos e possibilidades de reflexão sobre o tema.
A presença da Sectei em Dourados foi definida em conversas entre a Secretaria Municipal de Cultura e a secretaria estadual. A iniciativa faz parte da primeira ação do Programa Estadual de Formação e Qualificação Cultural, previsto no Sistema Estadual de Cultura que, entre outras atividades, prevê oficinas, capacitações, palestras e seminários para gestores públicos, agentes culturais, artistas e demais interessados.
Com o foco no tripé Informação, Formação e Acesso, a Sectei busca aproximar a comunidade cultural da política pública para a cultura promovida pelos Editais e desenvolver as potencialidades da área. Para o superintendente do FIC, Ricardo Maia, essa é “uma oportunidade para levar o edital para o interior, estimular os artistas do interior a apresentarem projetos, esclarecer sobre pontos que foram modificados. A gente quer cada vez mais descentralizar a aplicação dos recursos, promover uma aproximação com o interior, e contribuir dessa forma com o desenvolvimento da cultura”.
A secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Andréa Freire, ressalta a importância da participação dos agentes culturais dos municípios. “As oficinas são oportunidades especiais para a troca de informações e esclarecimentos para quem vai concorrer ao edital do FIC. Quem não puder participar pode também ter suas dúvidas sanadas na FCMS por email, telefone, ou no atendimento diário na Assessoria de Projetos, na Superintendência do FIC e Gerência de Difusão Cultura”.
Par o secretário de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos, essa primeira atividade demonstra o bom entrosamento entre a SEMC e a Sectei. “Temos conversado bastante e o primeiro resultado acontece com essa oficina que, certamente, irá contribuir com os artistas douradenses, que estarão melhor preparados para apresentar seus projetos ao FIC”.
O Ciclo de Oficinas do Edital do FIC acontece na próxima quinta-feira (14), a partir das 9 horas no Teatro Municipal de Dourados. “Convidamos a todos os artistas douradenses para participar”, finaliza Carlos Fábio.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente de 17 anos perde bebê após ser agredida pelo padrasto

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.997 da Mega-Sena

Polícia Rodoviária apreende carga de celulares em Bataguassu

Comissão aprova recolocar estado e município nas placas de veículos

Trio é preso por furto milionário de arsenal em cofre de residência

Saúde envia 2,2 milhões de doses da vacina de covid-19 aos estados

Polícia apreende mais de 40 quilos de pasta base de cocaína na MS-276

TJ/MS confirma indenização por ataque de cães a animal doméstico

Trio que violou sepultura para cometer necrofilia contra vítima de feminicídio é preso

Dólar tem leve alta e fecha a R$ 4,99 com cautela sobre a guerra
Mais Lidas

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

Idosa é enganada por falso prêmio e descobre empréstimos de R$ 1,8 mil em Dourados
