Menu
Busca terça, 18 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Dourados recebe mapeador do Rumos - Artes Visuais 2011/2013

22 março 2011 - 14h54

Matias Monteiro, curador/mapeador da Região Centro-Oeste do programa Rumos Itaú Cultural – Artes Visuais 2011/2013, está em Dourados até quinta-feira (24) para conhecer os artistas da cidade, articuladores, conversar sobre os espaços de divulgação e de formação, as tendências, carências e os pontos que precisam ser desenvolvidos na região.
Para facilitar esse contato, a Coordenadoria de Cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) promove um “Diálogo” de Matias Monteiro com os artistas e comunidade interessada em artes visuais, às 19h, na quarta-feira (23), no salão de exposição da instituição, que inclusive está abrigando a exposição “Só Lâmina”, de Nuno Ramos, realizada pelo SESC.
As informações do mapeamento formarão o banco de dados do programa, o relatório será publicado no catálogo do Rumos e vão colaborar na contextualização das produções do Centro-Oeste. Ainda podem gerar cursos e atividades de profissionalização desenvolvidas pelo programa.
O objetivo de Matias Monteiro também é divulgar o edital do Rumos, que inscreve até 29 de maio, por meio do site www.itaucultural.org.br/rumos . Então, mesmo quem não puder participar do mapeamento ou da reunião de amanhã (23), na UFGD, está convidado para inscrever-se no edital.
Como mapeador do Centro-Oeste, já visitou Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Dourados (MS). Ainda percorrerá Goiânia (GO), Anápolis (GO), Pirinópolis (GO), Goiás Velho (GO), Jataí (GO) e Distrito Federal (Brasília e adjacências). De um município para outro, ele relata as principais informações coletadas e com isso colabora para a articulação e integração dos artistas, atenuando as dificuldades de comunicação.
RUMOS ARTES VISUAIS
Essa é a quinta edição do Rumos Artes Visuais, que tem por objetivo incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, tomando como critério de seleção a qualidade das obras.
Além de investigar a produção da arte contemporânea do momento, o programa propicia aos contemplados oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações de formação (concessão de bolsas de estudo e participação em palestras) e ações de difusão (exposições, divulgação em mídia), contribuindo, assim, para um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens e que integram o panorama artístico do país.
Participação
O candidato deve atuar no Brasil e ter iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000, o que será comprovado por participação em exposições. A inscrição, gratuita, é restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e voltada a artistas, com formação diversa.
O participante pode se inscrever individualmente ou como membro de um coletivo. No caso de coletivo, apenas um integrante deve constar como responsável pela inscrição.
Não há limite para o número de obras a ser apresentadas, mas elas devem ter sido produzidas a partir de 2008, podendo estar concluídas ou em forma de projeto.
Premiação
Para os contemplados, o Itaú Cultural organizará em sua sede, na cidade de São Paulo, uma exposição coletiva, prevista para 2012, em que serão exibidas as obras de todos os artistas e/ou grupos selecionados, assegurando ampla divulgação desse evento na mídia impressa e eletrônica.
Os contemplados terão ainda seus dados artísticos, curriculares e biográficos divulgados em catálogos e peças gráficas e virtuais produzidos em decorrência do programa Rumos e da exposição
Rumos Artes Visuais.
Na vigência da edição (2011-2013), até quatro contemplados – que obtiverem destaque profissional diferenciado, segundo os critérios de avaliação da equipe curatorial – poderão ser agraciados com bolsa residência.
OUTROS RUMOS
Também estão abertos os editais do Rumos Jornalismo Cultural, até 15 de julho, e do Rumos Educação, Cultura e Arte, até 30 junho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CHAPADÃO DO SUL
Motorista tem perna esquerda estilhaçada em explosão de compressor de ar
IstoÉ
Michelle Bolsonaro perde processo e terá de pagar indenização de R$ 15 mil
CAPITAL
Preso, rapaz diz que espancou idoso por ele 'mexer' com sobrinho de 1 ano
UEMS
Mestrado em Educação Científica e Matemática prorroga inscrições até junho
CORUMBÁ
Após assaltar papelaria, ladrão tenta fugir para mata e invade residência
SAÚDE
Diretora do Conselho de Farmácia alerta para uso irracional de medicamentos
Polícia do Paraguai apreende cocaína escondida em chifre ornamental
GOVERNO BOLSONARO
Ocupação irregular na Amazônia cresceu 56% em dois anos, diz instituto
ANTÔNIO JOÃO
Homem é preso por tentar matar adolescente de 17 anos a tiros
REGIÃO
Inscrições para processo seletivo de estágio em Angélica são prorrogadas

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS