Dourados deu um passo histórico na saúde pública. Na sexta-feira (29/08), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, realizou a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A paciente pioneira foi Cláudia Barros, que hoje, 1º de setembro, celebra não só um novo ciclo de vida, mas também o seu aniversário de 45 anos. Emocionada, Cláudia contou ao Dourados News que o momento é a concretização de um sonho.
Foto:HU-UFGD
“É a realização de um sonho, né? Não só em relação a emagrecer, mas em relação à saúde, porque a bariátrica ela vem para sanar as doenças que eu tenho, como pressão alta, diabetes, colesterol, em relação à obesidade. (...) Então, eu estou hiper mega feliz de ter sido a primeira selecionada a fazer a bariátrica aqui no HU e estou radiante”.
Ela conta que a luta começou há anos, mas só agora, com a chegada do procedimento em Dourados, o sonho saiu do papel.
“Eu faço acompanhamento com a endócrino Viviane, daqui do HU mesmo, desde 2017. Antes um pouquinho da pandemia, a gente cogitou essa possibilidade de fazer a bariátrica. Mas ela falou que ia ser um pouco difícil, porque aqui em Dourados não tinha. Então a gente teve o sonho pausado por um tempo por causa da COVID”.
Foto:HU-UFGD
ANIVERSÁRIO INESQUECÍVEL
Para Cláudia, o 1º de setembro de 2025 ficará marcado como o início de uma nova vida. O presente, como ela mesma diz, veio em forma de saúde. Um marco não apenas para a história pessoal dela, mas também para toda a população douradense que agora conta com esse atendimento pelo SUS.
“Houve acompanhamento com o cirurgião, com a nutricionista, psicóloga, também passei por cardiologista. (...) Estou sendo tratada da melhor forma possível, como todas as vezes que eu fui atendida aqui. É, o atendimento é excelente. E, não esquecendo de falar que a cirurgia bariátrica foi um presente para mim”, disse animada comemorando o aniversário.
Foto:HU-UFGD
A psicóloga Maiara da Silva, que acompanhou a paciente desde as primeiras consultas, destacou a importância do suporte psicológico nesse processo.
“Eu trabalho na clínica cirúrgica e faço o acompanhamento dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica no ambulatório. É muito importante esse trabalho, essa é a primeira paciente que estava apta a fazer a cirurgia”.
Para o cirurgião Marcos Alexandre de Souza, responsável pelo procedimento, a cirurgia representa um marco para a saúde pública de Dourados e de toda a região.
“A importância dessa cirurgia aqui para Dourados e toda a macro região é que é uma grande conquista para a gente, porque a cirurgia bariátrica hoje ainda é muito deficitária no sistema único de saúde. (...) Eu acredito que isso é uma grande conquista, é uma porta que se abre para os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde aqui em Dourados e toda a macrorregião”.
Foto:HU-UFGD
Ele explicou ainda que o preparo foi longo e exigiu dedicação da equipe. “Os principais aprendizados, que é um desafio, foi um desafio muito grande chegar até aqui, mas com muito empenho da equipe, todo mundo vestiu a camisa. (...) O procedimento foi realizado com sucesso, não teve nenhuma intercorrência. A paciente já está se recuperando da anestesia super bem e logo já vai para o quarto”.
Foto:HU-UFGD
EXPECTATIVA PARA DOURADOS
A cirurgia em Dourados acontece em um momento de mudanças no cenário nacional.
Em maio deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as normas para cirurgias bariátricas e metabólicas, reforçando o papel do tratamento multidisciplinar e a importância do acesso pelo SUS.
Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 31% da população adulta brasileira deve estar obesa até o fim do ano, colocando o país entre os mais afetados pela doença.
Somente em Campo Grande, 22% da população já enfrenta a obesidade. Diante desse cenário, o HU-UFGD se prepara para realizar cerca de 100 procedimentos por ano, utilizando a técnica por videolaparoscopia, considerada menos invasiva.
Foto:HU-UFGD
De acordo com o cirurgião Marcos Alexandre, a expectativa é que já em setembro novos pacientes sejam operados.
“A gente não tem outros marcados, mas nós estamos terminando o processo dos pacientes, terminando o período pré-operatório para trazer esse paciente com segurança. A gente acredita que ainda esse mês de setembro a gente consiga fazer mais uns dois ou três procedimentos”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Loja de equipamentos eletrônicos tem porta estourada na região central

Homem é encontrado morto com sinais de violência dentro de barraco

Dourados pode ter queda de temperatura e chuvas no fim de semana, aponta Inmet

Estaduais Sub-11 e Sub-17 têm rodadas decisivas neste sábado

Após cirurgia contra câncer, deputado recebe alta e comemora

Foragido da Justiça é preso com granada e mais de 400 quilos de drogas

Armado com faca, 'stalker' é preso em Dourados após ameaças

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões hoje
Edital de notificação
EDITALEdital de convocação - Residencial Roma I
Mais Lidas

Vítimas de acidente entre carro e carreta são identificadas e estão conscientes

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Vagas para nova turma de ritmos e funcional no 'Jorjão' são abertas

Um marco não apenas para a história pessoal dela, mas também para toda a população douradense que agora conta com esse atendimento pelo SUS. - Crédito: HU-UFGD