Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Dourados realiza a I Oficina da Juventude

01 março 2010 - 11h17

A I Oficina da Juventude, realizada neste fim de semana em Dourados, contou com a presença de pelo menos cem pessoas, entre autoridades, sociedade civil e representantes de entidades. O evento foi iniciado sexta-feira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), com uma apresentação da orquestra de violão do Pólem do Parque das Nações II, sob a regência do maestro Delson Roberdo.

Em seguida, a conselheira Karolinne Finamor Couto, atual presidente do Conselho da Juventude, abriu a oficina falando sobre o papel do conselho e sua importância como parceiro na criação de políticas públicas direcionadas aos jovens. Representantes de entidades e clubes de serviços e do Centro Social Marista estavam presentes.

No encontro, a secretária municipal de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago, fez palestra sobre políticas públicas para este segmento. Segundo Itaciana, é necessário que governo e sociedade civil debatam juntos as políticas públicas e procurem soluções para os desafios enfrentados pelos jovens. Este conjunto de planejamentos e ações dos governos com o apoio da população são as políticas públicas para a juventude.

“No espaço dos Conselhos de Juventude o jovem consegue ser protagonistas de suas políticas e o governo torna-se parceiro da juventude. É preciso dar estrutura para que estes realizem e conquistem seus espaços. Para isso, estamos realizando esta oficina, para que esses jovens conheçam melhor a lei e assim possam desempenhar com eficácia o seu papel de conselheiro”, disse a secretária.

No sábado, a oficina prosseguiu no Centro Social Marista, parceiro do evento. Durante o dia todo foram realizadas oficinas de capacitação, ministradas pelos conselheiros municipais de juventude de Campo Grande, Karoline Mendez e Anderson Ribeiro.

Os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer a legislação nacional, estadual e municipal de políticas para a juventude, além das leis de criação do conselho e do fundo municipal da juventude, este último recentemente criado em Dourados.

O Conselho Municipal da Juventude de Dourados foi criado em 2007. Atualmente conta com 11 membros, seis representantes da sociedade civil e cinco representantes do governo, além de seus respectivos suplentes. A presidente é a conselheira Karolinne Finamor Couto, representante da sociedade civil. O vice-presidente é o conselheiro Rafael Roger Ribeiro, representante da Secretaria de Assistência Social (governo).

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Quinta Turma dará mais publicidade aos processos levados em mesa para julgamento
BRASIL
Câmara pode votar Lei de Emergência Cultural na próxima terça-feira
BRASIL
Firjan Senai oferece cursos de aperfeiçoamento para todo o país
STJ
Juiz deverá aplicar medidas coercitivas a familiares que se recusam a fazer DNA, sejam ou não parte na investigação de paternidade
STF
Empresas optantes pelo Simples têm direito a imunidades em receitas decorrentes de exportação
MINISTRO
Weintraub: “tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”
DIA MUNDIAL
Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia
ESTADO
Canil do Corpo de Bombeiros participa de ocorrências no interior e na capital
ESPORTE
Beach Handebol brasileiro busca alternativas para se manter no topo
INTERIOR
Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Mais Lidas

PANDEMIA
Números continuam aumentando e Dourados tem mais nove casos confirmados de coronavírus
TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
DOURADOS
Servidor da PED é diagnosticado com coronavírus e outros agentes são afastados