quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Dourados já está cadastrado no Programa Nacional de Crédito Fundiário

28 janeiro 2022 - 07h41Por Da Redação

Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de janeiro, a Secretaria de Agricultura Familiar apresentou ao CMDR – Conselho de Desenvolvimento Rural o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, Terra Brasil. A reunião contou com a presença do prefeito Alan Guedes, o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Zanatta, os vereadores Sérgio Nogueira e Juscelino Cabral, além dos membros do conselho, lideranças de comunidade rurais e presidentes de associações agrícolas do município. 

O Terra Brasil oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

As vantagens financeiras oferecidas pelo programa são atrativas. O teto passa dos R$ 174 mil, e o beneficiário tem até 25 anos para quitar o valor, com 36 meses de carência para começar a pagar. “As condições são as melhores possíveis, o PNCF oferece juros baixos e 20% de bônus em todas as parcelas pagas em dia . Todos os agricultores que adquirirem terra, vão ter assistência técnica por cinco anos para o projeto que apresentar”, explicou Edson Arruda Miranda, engenheiro agrônomo e representante da empresa Agro Técnica Araçuaí, responsável pelo projeto técnico e intermediação do programa na região.

Zanatta destacou que esse é um novo modelo de reforma agrária, que oferece a possibilidade de adquirir a área rural individual ou coletivamente com outros produtores. “O grande diferencial desse programa é a filtragem, se você não tem aptidão para o trabalho agrícola, não vai ter acesso ao crédito. E o fato de poder escolher onde quer comprar a terra e poder formar parcerias, faz toda a diferença. A pessoa pode comprar um lote próximo da cidade, da família e cuidar da produção. Esperamos bons frutos desse programa, e a secretaria de Agricultura Familiar está totalmente à disposição para dar total apoio aos produtores”, conclui o secretário. 

Quem pode participar?

Trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural; e agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de propiciar-lhes o próprio sustento e o de suas famílias.

 Permite idade entre 18 e 70 anos, que comprovem ter experiência de, no mínimo, cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos. Ou os jovens de 16 (dezesseis) anos e menores de 18 (dezoito) anos, desde que devidamente emancipados, com averbação no cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Os jovens com idade entre 16 (dezesseis) e 19 (dezenove) anos deverão comprovar 2 (dois) anos de origem na agricultura familiar, como integrante do grupo familiar ou como aluno de escola técnica, dos Centros Familiares de Formação por Alternância, inclusive similares.

O agricultor não pode ser funcionário público, nem ter sido assentado da reforma agrária, ou ter participado de algum programa que tenha recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária. Não pode, também, ter sido dono de imóvel rural maior que uma propriedade familiar, nos últimos três anos. Ainda, no caso de herança, não pode ser promitente comprador ou possuidor de direito de ação ou herança sobre imóvel rural, exceto quando se tratar de aquisição entre co-herdeiros de imóvel rural objeto de partilha decorrente de sucessão.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 67 99924-3338 para mais informações. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha em alta com foco dos mercados nos juros dos EUA

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão
CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão

Colisão entre caminhões em estrada vicinal matou motorista de 63 anos
FÁTIMA DO SUL

Colisão entre caminhões em estrada vicinal matou motorista de 63 anos

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados
CONGRESSO

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

CAPITAL

Justiça mantém prisão de vendedor de pães acusado de estuprar criança

NOVOS EDITAIS

TJ/MS vai leiloar mais de mil itens depositados judicialmente

DOURADOS

Corpo em decomposição é encontrado em rodovia

REGIÃO

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida durante bloqueio policial

REGIÃO

Colisão entre duas carretas deixa ao menos um morto em Fátima do Sul

REGIÃO

Capivara ferida com cabo e aço é capturada para tratamento

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida