A prefeitura de Dourados inicia hoje um mutirão de combate à dengue. O trabalho será feito de hoje até quinta-feira nos bairros mais atingidos pela doença nos últimos três meses. O objetivo é conscientizar os moradores e vistoriar casas e estabelecimentos comerciais, a fim de reduzir os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Somente este ano já foram notificados 137 casos de dengue em Dourados. 35 foram confirmados.
O mutirão de combate à dengue, segundo a secretaria de Saúde, será realizado no jardim Flórida, Parque do Lago I e II, jardim Novo Horizonte, Estrela Porã, Estrela Yvaté e Panambi Verá. Nestes locais, segundo a diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Eliza Hidalgo, houve o maior índice de contaminação por dengue de outubro até agora. “São bairros muito atingidos pela doença e onde é preciso fazer uma ação concentrada para acabar com criadouros do mosquito”, disse ela.
O mutirão, que irá contar com a atuação de 80 agentes de saúde, inicia hoje às 8h partindo da Seleta, onde o prefeito Ari Artuzi (PDT) entrega duas viaturas para atuar no combate à doença.
Os agentes de saúde irão até casas e estabelecimentos comerciais, além de imóveis fechados e terrenos baldios. A população será orientada de como fazer corretamente a coleta de lixo. Na quinta-feira, um caminhão irá passar nos bairros para fazer o recolhimento do lixo acumulado durante o mutirão.
A proposta, segundo a prefeitura, é reduzir os índices de proliferação nesses bairros que são considerados os mais críticos em relação à dengue no município por causa da temporada de chuva e calor, condições ideais para reprodução do mosquito da dengue.
Além do mutirão, esta semana a Prefeitura irá manter a aplicação de inseticidas nos bairros com maior incidência de dengue. O trabalho iniciou na semana passada, mas foi muito prejudicado pela chuva.
NÚMEROS
Segundo números divulgados ontem pela Secretaria de Saúde, somente este ano já foram registradas 137 notificações de dengue em Dourados. 35 casos foram confirmados, três descartados e 119 aguardam resultado. Um paciente de 44 continua internado no Hospital Universitário com complicações decorrentes da dengue.
A secretaria de Saúde disse que ainda não se trata de suspeita de dengue hemorrágica; o paciente apenas aguarda pelo resultado de exames e teve complicações da dengue, o que é considerado normal.