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Dourados inaugura Núcleo de Tecnologia para professores

28 março 2008 - 10h45

A Prefeitura de Dourados, fortalecendo seu compromisso com a Educação, inaugura no dia 3 de março, próxima quinta-feira, no auditório da Prefeitura, às 15h30, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTEM. Durante o evento também será feita a apresentação dos novos professores que atuarão nas Salas de Tecnologias Educacionais das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados.
O NTEM foi criado considerando que a constante atualização é premente neste mundo moderno. Portanto, se torna imprescindível a criação de uma estrutura com participação de especialistas que possam administrar, planejar e implementar projetos, planos e programas de utilização das novas tecnologias no ensino, atendendo, assim, ao contexto da escola e a promoção da melhoria do sistema de ensino.
Segundo o secretário municipal de Educação, Antônio Leopoldo Van Suypenne, Dourados vem passando por transformações positivas no que concerne à implantação das Salas de Tecnologias Educacionais e, especialmente, com a criação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). “Esse é um dos principais objetivos da administração do prefeito Laerte Tetila, oferecer uma educação de qualidade às crianças e jovens do município. Educação conectada com o futuro”, destacou Leopoldo.
Subordinado à Secretaria Municipal de Educação, o NTEM é uma estrutura permanente de suporte e de apoio ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem por finalidade subsidiar e avaliar a incorporação do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das escolas da REME, auxiliando tanto no planejamento e uso das tecnologias, quanto na formação continuada de educadores das Salas de Tecnologias e demais profissionais da Educação Municipal.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Dielma de Sousa Borges Cassuci, o processo de informatização das escolas da REME pela atual administração vem somando conquistas a contar com o número de escolas informatizadas. “As constantes mudanças tecnológicas e a velocidade com que a informação e a comunicação evoluem atualmente exigem que nossos educadores utilizem as tecnologias da informação e comunicação de modo que sejam beneficiados em suas práticas profissionais. Neste processo, o NTEM entende que o educador necessita interpretar as situações reais sem perder de vista a intencionalidade pedagógica, encontrando estratégias que propiciem um resultado favorável, ou seja, que potencializem o processo de (re)construção do conhecimento dos educandos”, disse a coordenadora.




 
Informatização 
 
Em 2002, cinco escolas possuíam os chamados Laboratórios de Informática, sendo estes implantados pelo Projeto Proinfo/MEC. Em 2004, foram informatizadas mais duas escolas da REME e, em julho de 2007, foram criadas as Salas de Tecnologias Educacionais do município. Das 40 escolas municipais, 34 já possuem Sala de Tecnologia e contam com professores, as demais estão em processo de construção.
Alguns desses professores foram selecionados no I Processo Seletivo (interno) para os professores das Salas de Tecnologia e começaram os trabalhos nas escolas em que foram lotados, no final do mês de setembro de 2007. Outros estão assumindo agora, já que passaram pelo II Processo Seletivo ocorrido nos meses de fevereiro e março de 2008.
As Salas de Tecnologias são ambientes articulados com o fazer pedagógico e dispõem de recursos da informática que serão articulados com as diversas tecnologias educacionais. Portanto, objetivam a utilização das tecnologias educacionais no processo pedagógico com vista ao aprimoramento da qualidade de ensino. Assim, cabe ao profissional das salas de tecnologias organizar o trabalho, oferecendo aos demais professores da sala regular, suporte técnico e pedagógico.

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