Enquanto alguns apostavam em um governo que levaria Dourados ao caos, a administração Ari Artuzi conseguiu ao fim do primeiro ano dar uma demonstração de seriedade e responsabilidade no uso e na aplicação do dinheiro público. No balanço financeiro de 2009, ficou comprovado que é possível, mesmo diante de crises e de dificuldades com a redução de repasses, dar a volta por cima e fazer um trabalho baseado na competência.
Fazendo um comparativo entre o último ano da administração anterior e o primeiro da atual administração, conclui-se, pelos números, que Dourados gastou menos, pagou mais dívidas e investiu mais em 2009 que em 2008.
O relatório da “fonte zero” mostra que a atual administração gastou R$ 145,8 milhões contra R$ 152,6 milhões da passada, o que significa despesa 4,40% menor m 2009 em comparação a 2008. A “fonte zero” são os recursos próprios do município obtidos através da arrecadação de tributos como o IPTU, ISS, ITBI, e de repasses constitucionais como o FPM, IPI, ICMS, e IPV, dentre outros.
Folha
Um dos itens é a folha de pagamento que a atual administração conseguiu reduzir em 7,06%. Foram algumas demissões e readequações, como a divisão de cargos de primeiro escalão em vários de menor custo, além da redução de diárias e plantões sem necessidade. Enquanto em 2008 foram gastos R$ 76,6 milhões com a folha. Em 2009 o valor foi de R$ 71,1 milhões, uma economia considerada de fundamental importância num momento em que prefeituras de todo o país sofrem pela falta de recursos.
João Eder Kruger, da Controladoria-Geral do Município, ressalta que a economia também aconteceu no consumo de combustíveis, energia elétrica, manutenção de veículos, e vários outros itens que estão incluídos no custeio.
Segundo dados levantados pela Controladoria, em 2008 foram gastos R$ 57,7 milhões contra R$ 54,4 milhões em 2009, representando 5,78% a menos de despesa. Mas isso não significa que a prefeitura sacrificou os investimentos e o pagamento de dívidas antigas para obter esse resultado.
Outro dado importante mostra que durante o ano de 2009 foram investidos R$ 9 milhões em várias obras, como reforma de escolas, recapeamento de ruas e outros serviços que utilizam recursos próprios. Em 2008 foram gastos apenas 7,9 milhões, o que significa 13,25% menos que no primeiro ano do governo Ari Artuzi.
A Controladoria apurou também que em 2009 a prefeitura conseguiu amortizar 14,95% a mais de dívidas. “Enquanto a administração passada pagou R$ 7,5 milhões, nós chegamos a R$ 8,6 milhões”, afirmou Kruger.
Para o chefe da Controladoria, esse é o resultado de um trabalho consciente, de pessoas que têm o compromisso de bem administrar o dinheiro público. “O que temos aqui não é meu, não do prefeito e de nenhum funcionário da prefeitura, mas sim do povo. Por isso precisamos cuidar da melhor forma e fazer com que o pouco seja bem aplicado e se transforme em muito”, destacou João Kruger.
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