O ano de 2024 está sendo bastante positivo quanto à valorização do trabalho realizado pelo SAMU – Serviço Móvel de Urgência/Dourados, principalmente pelo trabalho desenvolvido pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS). Nesta quarta-feira (11), o parlamentar trouxe mais uma boa notícia para a população douradense: a conquista de recursos para a construção da sede própria do SAMU, que desde a implantação funciona em instalações alugadas.
Além da nova estrutura, que deverá ser construída no ano que vem por meio de um investimento do Ministério da Saúde no valor de R$ 3.056.945,00, Geraldo Resende viabilizou, durante este ano, três novas viaturas do Serviço, com o objetivo de substituir as ambulâncias já desgastadas pelos anos de uso, sem reposição de nenhuma delas pelo governo passado.
“O SAMU de Dourados exerce um trabalho admirável, como de resto em todo o país, fazendo com muita competência a remoção e transporte de pessoas acidentadas ou em situações de urgência e emergência, 24 horas por dia, sete dias por semana, cujos profissionais e usuários merecem condições dignas de trabalho e atendimento”, pontua Geraldo Resende. “Daí o nosso carinho e atenção para com esse Serviço”.
Sede própria
O SAMU de Dourados foi implantado em 31 de março de 2008, portanto há 16 anos, e sempre funcionou em instalações com prédio alugado. A construção de uma sede própria, é uma reivindicação da população douradense, para funcionar à altura do que a segunda maior cidade do Estado merece.
Nesta quarta-feira (11), por meio da Portaria GM/MS N.º 5.970, a ministra Nísia Trindade, da Saúde, autorizou o repasse de R$ 3.056.945,00 para o Fundo Municipal de Saúde de Dourados, destinado “à execução de obras de construção da Central de Regulação - Ambulâncias do SAMU 192”.
“Estamos muito felizes com mais essa conquista para Dourados. Em 2025, vamos continuar trabalhando, como sempre fizemos, para garantir novas ações na busca de melhores condições de vida para a nossa gente”, comemora Geraldo Resende.
Três novas viaturas
Em julho deste ano, junto com o prefeito Alan Guedes, Geraldo Resende fez a entrega de uma ambulância para Dourados. Outra viatura já está em Dourados, entregue ao Município no último dia 2, na cidade de Salto (SP), aguardando o emplacamento para ser colocada nas ruas. Uma terceira, fruto de emenda indicada por Geraldo Resende, está em processo de licitação pelo Município.
“Todas essas ambulâncias são uma conquista muito importante, cujo objetivo é fortalecer a saúde de Dourados, uma vez que a renovação da frota deveria ter ocorrido no governo anterior. Mas, como isso não foi prioridade, na época, agora conquistamos essas novas viaturas que estão substituindo as que estão velhas e fora de uso”, finaliza o deputado.