O Hemonúcleo de Dourados começou no mês passado a cadastrar doadores de medula óssea. Além de Dourados, apenas Campo Grande realiza este trabalho, mas a Hemorrede pretende ampliar o serviço para outros municípios de Mato Grosso do Sul.
Antes da inauguração do hemonúcleo de Dourados, os doadores precisavam se deslocar até a Capital para se registrar no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O novo Hemonúcleo facilita o cadastramento de doadores de Dourados e região.
A medula óssea é a matriz do sangue que contém as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Muitos pacientes com leucemia, por exemplo, precisam de doação de medula para sobreviver.
A doação é simples e o procedimento dura em torno de 40 minutos. As amostras coletadas na Capital ou em Dourados são enviadas ao Rio de Janeiro e passam a integrar o Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
O doador precisa ter entre 18 e 55 anos e apresentar identidade. Pessoas que já tiveram hepatite, algum tipo de câncer e os portadores do vírus HIV não podem doar medula óssea.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Programa Prospera MS chega a Dourados nesta quinta-feira

Ivinhema leva virada e cai para Volta Redonda na Copa do Brasil

TJ/MS divulga locais de prova da 4ª Seleção de Residência Jurídica
Câmara aprova PEC da Segurança Pública; texto vai ao Senado
PONTA PORÃPolícia identifica comparsa de assaltante morto na fronteira
Quinta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Ladrão usando tornozeleira é preso após capotar veículo furtado
Senado Federal aprova acordo entre Mercosul e União Europeia

Família faz protesto pela morte de jovem no Jardim Novo Horizonte
'Sicário' de Vorcaro morre em Belo Horizonte; PF diz que foi suicídio
Mais Lidas

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

Mulher morre em grave acidente entre Dourados e Indápolis
