Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99257-3397
PANDEMIA

Dourados deixa risco extremo de contágio e vai para bandeira vermelha do Prosseguir

08 junho 2021 - 15h05Por Adriano Moretto

Duas semanas após ser classificada como bandeira cinza, que indica risco extremo de infecção do coronavírus, Dourados ‘subiu’ uma posição e agora aparece vermelho no mapa da Covid em Mato Grosso do Sul. A coloração ainda significa cenário de alto risco e mantem a cidade entre as piores no que diz respeito ao contágio da doença. 

A informação é do relatório Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitorar os municípios durante a pandemia, a qual o Dourados News teve acesso nesta terça-feira. 

Com isso, as recomendações restritivas passam a ser menores que a anterior. O toque de recolher, por exemplo, deixa de acontecer entre 20h e 5h, perdendo uma hora e pondendo iniciar às 21h, além disso, algumas atividades passam a ser liberadas.

O período de vigência dessas bandeiras começa a valer a partir do dia 10 e segue até 23 de junho.  

Apesar da nova classificação, que deve ser publicada até amanhã pela gestão estadual, a administração municipal não pretende alterar as determinações do lockdown no município até 12 de junho, prazo estipulado dentro do decreto. 

Conforme a assessoria de imprensa, a flexibilização de setores do comércio deve ocorrer apenas após essa data. 

Desde 30 de maio, apenas atividades consideradas essenciais estão autorizadas a funcionar com atendimento presencial no município, entre elas supermercados, farmácias, padarias, açougues e postos de gasolina, além de serviços de urgência e emergência na área de saúde. 

Risco extremo

Por conta do aumento no número de casos e mortes em decorrência do coronavírus e a fila por vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) relacionada a doença permanecendo acima de 30 pessoas, com lotação máxima desses leitos há pelo menos três meses, o município foi classificado pelo Prosseguir com risco extremo de contágio no dia 25 de maio. 

A soma desses fatores fez também com que o prefeito Alan Guedes (PP) tomasse medidas rígidas, publicando no dia 28 de maio, o Decreto 400, instituindo lockdown em Dourados por 14 dias. 

No sábado, menos de 24h após a publicação do ‘fecha-tudo’, a maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense apresentou o pior dia da pandemia, com mais de 300 casos e 15 mortes, relembre


Coronavírus

Dados mais recentes divulgados pela prefeitura de Dourados apontam para 33.674 pessoas infectadas com a doença. Do total, 30.447 são consideradas recuperadas e 2.525 encontram-se em isolamento. 

Ainda conforme o boletim epidemiológico desta terça-feira (8/6), 170 permanecem internados em hospitais da cidade, 77 deles em UTI’s. 

Já o número de douradenses mortos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia é de 551.

De acordo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), 35 pessoas aguardavam na fila de espera por leitos de UTI para atendimento do coronavírus pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Classificação 

No final de maio, o Governo do Estado alterou os indicadores de avaliação de risco das bandeiras do Prosseguir justificando a criação da evolução da ferramenta, criada no ano passado. 

Com a nova medida, a avaliação passa de 10 para seis situações a serem analisadas, entre elas, a aplicação da D1 e D2 da vacina contra Covid-19 como critério de nota.

Atualmente, os critérios são os seguintes: “O município realizou a busca ativa e monitoramento dos contatos dos casos confirmados e suspeitos de COVID-19”; “Houve redução na incidência de SRAG (confirmados ou suspeitos de COVID-19) no período de 14 dias”; “Houve redução na mortalidade por SRAG com confirmação ou suspeita de COVID-19, nos últimos 14 dias”; “Houve redução na incidência de SRAG em populações indígenas nos últimos 14 dias”; “Qual o percentual de leitos SUS de UTI SRAG/COVID-19 ocupados na macrorregião de saúde”; “O município é eficiente na aplicação das doses oriundas do programa de vacinação contra covid-19”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Campêlo diz que pediu apoio de Pazuello para oxigênio, mas 'não houve resposta'
EDUCAÇÃO
Pesquisa mostra desigualdade no acesso a internet entre alunos
Juventude AG briga até o fim, mas perde para ACBF na Liga Nacional Futsal
NO RIO GRANDE DO SUL
Juventude AG briga até o fim, mas perde para ACBF na Liga Nacional Futsal
Brasil derrota Eslovênia na Liga Mundial de vôlei
ESPORTE
Brasil derrota Eslovênia na Liga Mundial de vôlei
Dourados tem nove moradores locais e 10 de outras cidades na fila por UTI Covid
SISTEMA DE SAÚDE
Dourados tem nove moradores locais e 10 de outras cidades na fila por UTI Covid
POLÍCIA
Homem é preso suspeito de disparos de arma de fogo
PMA intensifica combate a caça ilegal e quatro pessoas acabam presas
PANDEMIA
Dois pacientes de Dourados com Covid estão em estado gravíssimo em Rondônia
DEPUTADOS
Câmara aprova urgência para revisão da Lei de Improbidade Administrativa
DOURADOS
Pelo menos 30 estabelecimentos foram notificados no primeiro dia útil pós-lockdown

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463