Hoje, dia 20 de dezembro, o município de Dourados completa 74 anos de emancipação política. A data, nos últimos anos, causou polêmica com relação à abertura do comércio e ainda a dúvida se era mesmo o marco para o “nascimento” da cidade. Esse ano, porém, após acertos entre os sindicatos, foi resolvido que as lojas funcionarão até as 17h.
O nome do município vem da primeira metade do século XIX, onde formou-se o núcleo populacional de São João Batista de Dourados, nome que tomou o povoado por ser próximo ao rio Dourados.
Segundo a Wikipédia, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970.
O município, devido a agroindustrialização e a urbanização, tornou-se o segundo mais importante do estado de Mato Grosso do Sul. Inicialmente, a região recebeu imigrantes mineiros, paranaenses, paulistas e rio-grandenses do sul, além das colônias paraguaias e japonesas influentes, e hoje sente reflexos desse período já que a região possui uma diversidade nos costumes, chamada também de “mistura de raças”. Antes disso, porém, quem ocupava a região, eram as tribos terenas e caiuá.
Festa
Haverá shows de artistas regionais e nacionais no Parque Antenor Martins a partir das 17h.
Se apresentarão as duplas Jads e Jadson, Alex e Ivan, Munhoz e Mariano, Batô e Fernando, Victor e Vinícius, Túlio e Thiago, Alex e Alessandro, Kleber e Kleberson, Creu Moreski e Júlio Cézar, além dos grupos Tud’Bom e Tradição, com o melhor do sertanejo regional. Entre as atrações principais do evento estão Maria Cecília e Rodolfo e o grupo de pagode Inimigos da HP.