Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
AÇÃO SOCIAL

Dourados comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa de Deficiência

18 setembro 2014 - 11h09

A prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, as ações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 deste mês.

A programação está sendo realizada no CCPD (Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência “Dorcelina Folador”), localizado na Rua dos Caiuás, 955, na Vila Esperança.

O evento foi aberto às 8 horas, com um coffee break, que teve como convidados todos os integrantes da instituição que possuem os mais variados tipos de deficiência. Representando o prefeito Murilo, a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, participou da abertura, que também teve a apresentação do Coral da CCPD. “O evento além de uma confraternização, serve para trocas de experiência e uma reflexão sobre os problemas enfrentados pelos deficientes”, disse Ledi Ferla.

Em seguida teve a palestra: “Direitos da Pessoa Idosa com Deficiência”, com o promotor de justiça, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior e depois dinâmica de integração com a participação de pessoas com deficiências e famílias.

À tarde está programada palestra sobre “Autoestima”, com a professora psicóloga Josélia Ferraz Soares e em seguida desfile “Talentos Especiais”, com a professora Andreia. Antes do encerramento às 16h acontece apresentação cultural Oficina de Violão, com o professor Allan e participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento vai encerrar com apresentação de músicas regionais com o cantor Matheus Matos.

###Dia nacional
O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Caseiro é assassinado com golpe de faca em Dourados
POLÍCIA
Caseiro é assassinado com golpe de faca em Dourados
Caçador é multado por abate de dois catetos em MS
CRIME AMBIENTAL
Caçador é multado por abate de dois catetos em MS
Dourados tem domingo com novo recorde de calor no ano
CLIMA
Dourados tem domingo com novo recorde de calor no ano
Cidade Universitária terá novos horários de ônibus a partir de hoje 
DOURADOS
Cidade Universitária terá novos horários de ônibus a partir de hoje 
OBRAS
Governo acelera pavimentação de rodovias-tronco da Rota Bioceânica
INFORME PUBLICITÁRIO
União Pneus oferece o melhor em recauchutagem e consertos com pagamento facilitado
PARAGUAI
Polícia apreende mais de R$ 1 milhão em produtos contrabandeados 
ECONOMIA
Detran/MS abre visitação de 83 lotes para três leilões em andamento
Durante banho de rio com a família, adolescente morre afogado
IMUNIZANTE
Covid: Brasil recebe mais 2,2 milhões de doses da vacina Pfizer

Mais Lidas

'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
POLO INDUSTRIAL
Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina