terça, 14 de abril de 2026
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CALENDÁRIO MUNICIPAL

Após 1ª edição, Festival da Cana pode se tornar oficial

09 novembro 2015 - 12h42

A participação expressiva nas inúmeras atividades que fizeram parte da programação do Dourados Cana Festival, que incluíram artesanato, culinária, apresentações culturais e debates mostrou o potencial da cidade para o turismo de eventos, além de desmistificar a tese de que a cadeia produtiva da cana envolve apenas a produção de açúcar e álcool por parte das usinas.

As atividades do Festival, foram iniciadas na última quarta-feira, dia 04 de novembro, com um jantar com pratos a base de cana-de-açúcar. O jantar fez parte do concurso “delícias da Cana”, que teve como vencedor o prato “Frango flambado na cachaça”. Foram realizados também mais dois concursos, sendo um na área de literatura e um na área de pintura, ambos tendo como temática a cana de açúcar.

Na quinta (5), foi realizada uma mostra de sustentabilidade, com o tema energias renováveis e que foi voltado para as escolas públicas. Na sexta-feira (6) a Câmara Municipal sediou o seminário “Empreendendo a Cana e o Agro Turismo para o Desenvolvimento”, que incluiu as palestras “Cultura e Arte da Cana na Economia Criativa” (proferida pela superintendente de Economia Criativa da Sectei, Claudia Medeiros),

“A sustentabilidade no ciclo reverso em Usinas de Álcool & Acúcar: estudo de caso” proferida pela professora Jeane Corrêa Alves Mendonça, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), “Empreendimentos Econômicos Solidários e a Relação com a Cadeia Produtiva do Turismo nas Regiões da Serra da Bodoquena e do Pantanal” proferida pelo professor Edvaldo Cesar Moretti, também da UFGD.

No sábado (7), o festival prosseguiu com a realização de minicursos, competição de ciclismo e apresentações artísticas na praça Antônio João.

O ponto alto da programação do festival foi a entrega ao padre Crispim de Oliveira, durante a missa realizada ontem (domingo), de uma imagem de uma santa confeccionada com bagaço de cana beneficiado. A entrega da obra artesanal foi acompanhada pela música “Nossa Senhora”, executada ao pela dupla Jacqueline e Geraldo e seguida de uma oração pela paz no campo.

A parte final da programação do Dourados Cana Festival aconteceu na tarde de domingo, na Praça Antônio João, com a realização da “feirinha da cana”, concurso de pinturas, apresentações culturais e um culto na igreja evangélica Peniel.

Tanto no sábado (quando aconteceram as apresentações culturais) como no domingo os participantes tiveram à disposição praça de alimentação e barracas de comercialização de produtos derivados da cana, como garapa, rapadura, melado de cana e aguardentes.

“O resultado de tudo foi surpreendente maravilhoso, porque pudemos expor os resultados das oficinas realizadas, como teatro, literatura e confecção de artesanato a partir do bagaço de cana. Tivemos um público expressivo nas atividades realizadas na Praça Antônio João e penso que isso foi o nosso “selo” de sucesso, o que devemos também as boas parcerias", avaliou o presidente do Dourados MS Receptivo, Munier Abrão, para o qual os resultados credenciam a inclusão do Dourados Cana Festival no Calendário Anual de Eventos do município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após 13 tentativas, policial de MS encontra rim compatível e recomeça a vida
SUPERAÇÃO

Após 13 tentativas, policial de MS encontra rim compatível e recomeça a vida

Edital de Citação
EDITAL

Edital de Citação

Jovem é assassinado a facadas na região de fronteira
PONTA PORÃ

Jovem é assassinado a facadas na região de fronteira

Distribuidoras deverão informar margem de lucro semanalmente à ANP
ECONOMIA

Distribuidoras deverão informar margem de lucro semanalmente à ANP

Mapa registra nova variedade espontânea de banana em Santa Catarina
FRUTICULTURA

Mapa registra nova variedade espontânea de banana em Santa Catarina

APARECIDA DO TABOADO

Mais de 2,8 kg de drogas são apreendidos e dupla é presa após perseguição policial

DOURADOS

Mutirão contra a Chikungunya chega ao Santa Maria e CCZ reforça apelo por apoio da população

LEGISLATIVO

Assistência social discute correção de distorções na carreira em reunião com o governo

POLÍTICA

Projeto que prevê indenização a entidades formadoras de jovens atletas é aprovado

BRASIL

Relator da CPI pede indiciamentos de Toffoli, Moraes, Gilmar e Gonet

Mais Lidas

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

CLIMA

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

FRONTEIRA 

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

CLIMA

Previsão de ventos de até 60 km/h colocam Dourados em alerta para chuvas intensas