Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE

Diretora do Conselho de Farmácia alerta para uso irracional de medicamentos

17 maio 2021 - 21h20Por Da Redação

A Tribuna Livre da Câmara de Dourados foi utilizada na abertura da sessão ordinária desta segunda-feira, dia 17 de maio, por representantes do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul e do Núcleo do Conselho Regional do Serviço Social, que discorreram sobre temas importantes do dia a dia da sociedade e que merecem melhor atenção e reflexão neste período em que o país enfrenta a pandemia de coronavírus.

A diretora farmacêutica do CRF/MS, Fabiana Vicente de Paula, falou aos vereadores sobre o ‘Mês do Uso Racional de Medicamentos’ e apresentou números que apontam que significativa parcela da sociedade brasileira fazem o uso incorreto de medicamentos.

Ela citou pesquisa do Datafolha, segundo a qual a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo. Desses, 47% se automedica pelo menos uma vez por mês e 25% o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Na região centro-oeste/norte este índice sobe para 80%, nordeste fica em 79%, sudeste (77%), sul (71%).

A diretora fez um alerta quanto ao risco do uso inadequado e do descarte irregular de medicamentos. Disse que estudo realizado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) identificou o aumento das vendas e do uso de medicamentos no Brasil durante a pandemia do coronavírus. Medicamentos como a hidroxicloroquina (antimalárico), a ivermectina (vermífugo) e a nitazoxanida (antiparasitário) tiveram alta expressiva nas vendas.

O vermífugo ivermectina, por exemplo, vendeu 857% a mais, no período de abril de 2020 (primeiro mês pós pandemia) a março deste ano. Já as vendas do antimalárico hidroxicloroquina aumentaram 126% de abril de 2020 a março de 2021. A Vitamina D, mais de 100%; a Azitromicina, mais de 71%; a Dexametasona, mais de 18% e a Nitazoxanida, mais de 14%.

“Vivemos uma verdadeira epidemia do uso irracional de medicamentos hoje no Brasil”, disse, atribuindo “principalmente às ‘promessas’ de que alguns medicamentos são preventivos ou terapêuticos contra a Covid-19, o que não há comprovação científica”. Ela reforçou que a única forma de parar com a proliferação da doença é o distanciamento social, uso de máscara e vacina para todos.

Ainda segundo dados revelados pela diretora do CRF-MS, o alto consumo de medicamentos também tem causado danos à saúde das pessoas. As reações de maior gravidade foram causadas pela hidroxicloroquina e afetaram o sistema cardíaco das vítimas. Esses dados, segundo entendimento do CRF, mostram a necessidade de campanhas de uso racional e seguro desses fármacos, além de mostrar à população o que fazer com seus medicamentos domiciliares desnecessários.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PMA intensifica combate a caça ilegal e quatro pessoas acabam presas
PMA intensifica combate a caça ilegal e quatro pessoas acabam presas
Dois pacientes de Dourados com Covid estão em estado gravíssimo em Rondônia
PANDEMIA
Dois pacientes de Dourados com Covid estão em estado gravíssimo em Rondônia
DEPUTADOS
Câmara aprova urgência para revisão da Lei de Improbidade Administrativa
Pelo menos 30 estabelecimentos foram notificados no primeiro dia útil pós-lockdown
DOURADOS
Pelo menos 30 estabelecimentos foram notificados no primeiro dia útil pós-lockdown
Veículo furtado é recuperado em cruzamento
POLÍCIA
Veículo furtado é recuperado em cruzamento
POLÍCIA
Com maconha escondida no MS, adolescente é detido em São Paulo
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,53%, à espera das decisões de política de juros do Fed e do Copom
FARMÁCIA SOLIDÁRIA
Programa vai auxiliar famílias de baixa renda com distribuição de medicamentos
PONTA PORÃ
Polícia estoura entreposto e apreende quase uma tonelada de maconha
PANDEMIA
Procon intensifica fiscalização nas filas de estabelecimentos em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463