A Câmara Municipal de Dourados, através do mandato do vereador Dirceu Longhi (PT), encerrou na última segunda-feira, dia 23 de novembro, às atividades alusivas ao Mês do Livro. As ações foram desenvolvidas nas escolas municipais Etalivio Penzo, no Parque das Nações II, e a Clori Benedetti, no Jóquei Clube. Pelo menos 3mil alunos de séries iniciais participaram das atividades e se encantaram com as estórias infantis contadas e encenadas nas escolas.
A atividade mexeu com o imaginário dos alunos das duas escolas, que se animaram e viajaram no mundo da fantasia ao ouvirem a contação das estórias da “Princesa Sahana” e da “Tampinha”. As atividades do Mês do Livro foram comandadas pelo gabinete do vereador Dirceu Longhi, que é o autor a lei que institui o mês do livro no âmbito municipal. As ações de incentivo a leitura ganharam o reconhecimento da comunidade escolar.
Conforme a diretora da Escola Municipal Etalivio Penzo, Creuza Ribeiro Nascimento, às atividades do Mês do Livro são fundamentais para desenvolvimento pedagógico e intelectual dos alunos, principalmente por se tratar de uma geração carente de leitura e fantasias.
Ela destaca que a atividade vem de encontro ao trabalho de incentivo a leitura desenvolvida há 10 anos pela escola, através do projeto “Arte na Leitura”. Através do projeto desenvolvido com alunos do pré-escolar até o 7º ano, a escola premia anualmente os alunos que mais leem durante o ano letivo. O projeto já rendeu frutos, inclusive com a edição de livros. “A Câmara de Dourados e o vereador Dirceu Longhi estão de parabéns. Às crianças gostaram muito e viajaram durante a contação das estórias infantis. É muito importante trazer esse mundo para o ambiente escolar. Através da leitura, os alunos entram no mundo da imaginação e se desenvolvem intelectualmente”, destacou.
A coordenadora pedagógica da escola Clori Benedetti, Ivanilda Milfont, ressaltou que as atividades promovidas pelo Mês do Livro ajudam a despertar nos alunos o interesse pela leitura. Na escola, mais de 1,3 mil alunos participaram das atividades desenvolvidas pelo mandato de Dirceu Longhi.
Segundo ela, a maioria dos alunos não tem o hábito de recorrer aos livros e a leitura fora do ambiente escolar, fato que acaba tornando ainda mais importante à presença das atividades de estimulo a leitura. “São mecanismos extremamente importantes para ajudar nossos alunos a viajarem pelo mundo da imaginação, além de propiciar momentos de descontração e estimular o hábito da leitura”, comentou.
Além da atividade pedagógica com os alunos da rede municipal, a campanha da Câmara de Dourados disponibilizou as escolas participantes dezenas de exemplares de livros, que foram doados pela população douradense ao longo do mês para contribuir com as ações de incentivo a leitura no município. Os livros arrecadados foram doados para a biblioteca das escolas estaduais Menodora Fialho de Figueiredo e Guateka, na Reserva Indígena.
Satisfeito com o resultado das atividades nas escolas, Dirceu Longhi destacou que pelo segundo ano consecutivo às ações do Mês do Livro cumpriram o papel de estimular a prática da leitura, principalmente entre às crianças. Conforme o vereador do PT, a leitura é uma prática extremamente importante na formação do cidadão crítico, no entanto, vem perdendo cada vez mais espaço para as redes sociais da internet. "Precisamos desenvolver políticas públicas que incentivem o exercício da leitura, as bibliotecas vazias são o reflexo da baixa popularidade do livro e o alerta para propormos atividades realmente significativas no incentivo à leitura. O nosso foco é promover a leitura do livro e mostrar que ela é fundamental e interessante tanto quanto a internet, para crianças e adolescentes”, finalizou.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Australian Open: tenistas são isolados após contatos com infectados
SAÚDECovid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos

Homem é preso portando arma de fogo e munições em Ponta Porã
Corpo é encontrado em calçada na Capital e suspeita é de homicídio

Prefeitura faz poda de emergência e limpeza na área central

Paulista leva multa de R$ 50 mil por incêndio em vegetação nativa

Taxa de ocupação de leitos públicos de UTI cai para 97%
Hernanes testa positivo e desfalca São Paulo contra Athletico

Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid e 13 mortes
Vasco recebe Coritiba em busca de vitória para se afastar do Z-4
Mais Lidas

Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV

Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
