Será realizado no próximo sábado (27), no Simted de Dourados (Rua Maria da Glória nº 670 - Vila Industrial), o primeiro encontro "Diálogos de Esquerda", com o tema "Direito à cidade e questões indígenas em Dourados", a ser abordado pelos debatedores Anastácio Peralta (Liderança Kaiowá Guarani) e Jones Dari Goettert (UFGD). O encontro está agendado para as 9h.
O evento é uma ação de militantes de esquerda com o objetivo de reunir pessoas interessadas em refletir sobre temas relacionados ao cotidiano do município de Dourados, na perspectiva de contribuir para a construção de projeto político de esquerda na cidade, baseado em políticas públicas que atendam as necessidades da população.
A escolha dos temas vem de encontro a discussões que estão na pauta dos diversos movimentos sociais e de esquerda nos últimos anos.
O direito à cidade é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Henri Lefebvre no livro “Le droit à la ville” (1968) que busca discutir soluções para os problemas enfrentados pelas populações urbanas, com vistas a garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade em áreas como saúde, educação, cultura, transportes, infraestrutura, moradia, segurança e lazer.
Em Dourados, além das questões envolvendo essas áreas, vem se somar as questões indígenas, uma vez que aqui se encontra uma das maiores aldeias do país, e que nas últimas décadas, devido à expansão do perímetro urbano, passou a sofrer com a falta de estrutura e o preconceito contra as comunidades indígenas.
A proposta em torno da constituição deste espaço de diálogos também será discutida nesta primeira atividade. A ideia é que seja um processo contínuo de debates agregando todas as pessoas que lutam por uma cidade mais justa e igualitária.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Homem é encontrado morto em varanda de residência

MS terá "pacote" de obras de R$ 376 milhões para pavimentação e restauração de estradas
Inep abre novo prazo para candidatos com Covid pedirem reaplicação do Enem 2020
MINISTRO DA SAÚDEPazuello diz que começa a distribuir vacinas às 7h de segunda-feira para todos os estados
CORONAVÍRUSDistribuição de vacina será acompanhada pelas forças de segurança federais e estadual
Proibição de corte no fornecimento de água segue até o fim de janeiro na capital
SEU BOLSOÓrgãos de proteção alertam consumidor sobre compra de material escolar

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Permanece alta taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 em Dourados

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
Mais Lidas

Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada

Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
