O Departamento de Vigilância em Saúde e Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais inicia na próxima semana as ações da Campanha Dezembro Vermelho em Dourados. Com o tema “mais amor menos preconceito”, terá ações para prevenção do HIV/AIDS, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que convivem com a doença.
Em 29 de novembro, às 7h30, haverá blitz informativa e educativa para motoristas na Base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) localizada no quilômetro 266,5 da BR-163.
No dia seguinte, 30, das 08h às 13h ocorre a Campanha “Fique Sabendo”, na Praça Antônio João. Serão distribuídos materiais informativos, educativos, preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante. Além disso, as equipes farão testes rápido para HIV, Hepatites Virais e Sífilis, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, como o núcleo de Atenção à Saúde Bucal, entre outros órgãos e entidades.
Já no dia 1º de dezembro, das 14h às 20h a Campanha “Fique Sabendo” ocorrerá no Clube Ubiratan, com distribuição de materiais informativos, educativos, preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante, além de sorteio de brindes, realização de testes rápido para HIV e Sífilis.
Em 5 de dezembro a Campanha “Fique Sabendo” começa às 8h, na Casa de Recuperação “Novo Olhar”. A expectativa é realizar aproximadamente 70 testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis.
“O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para o tratamento, por isso o ‘Dezembro Vermelho’ tem como objetivo reduzir a mortalidade, morbidade e prevenir a transmissão do HIV, levando em conta que a finalidade do tratamento é deixar a carga viral suprimida”, justifica o Departamento de Vigilância em Saúde e Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.
Ainda segundo a divulgação da campanha, “infelizmente, muitas pessoas pensam que só poderão contrair o vírus HIV se forem usuários de drogas, se tiverem o hábito de ter vários parceiros sexuais ou a condição de homoafetividade”, mas a realidade não é essa e O HIV pode afetar qualquer um.