Menu
Busca terça, 19 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
CAMPANHA

“Dezembro Vermelho” inicia ações nesta segunda-feira em Dourados

30 novembro 2015 - 08h29

A Prefeitura de Dourados realiza ações do “Dezembro Vermelho”, acompanhando ação mundial que tem foco no alerta à prevenção do HIV/Aids. Haverá palestras, blitz informativas, campanha “Fique Sabendo” e outros.

A abertura oficial será às 18h30 desta segunda-feira, dia 30 de novembro, com o uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores pela Gerente do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais, a médica Rosana Alves Vieira Carneiro. Ela vai falar das ações e da importância do combate às doenças.

No dia 1º de dezembro, haverá palestra às 8h30 aos servidores públicos do CAM (Centro Administrativo Municipal), com o tema “Aids todos nós podemos ter. Prevenção, todos nós podemos fazer”. Haverá ainda distribuição de brindes e materiais informativos.

Às 16 horas terá blitz informativa para caminhoneiros na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-163 em parceria com o Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Nessa mesma data, haverá ainda durante todo o dia no Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, a campanha “Fique Sabendo”. Através desta é realizado o teste rápido para detectar doenças e panfletagem, que também será estendida ao centro da cidade.

A campanha também será realizada na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) no período da manhã e da tarde, e nas unidades de saúde da Vila Vieira e Vila Hilda na parte da manhã.

A “Fique Sabendo” ainda será realizada dia 2 na unidade de saúde Izidro Pedroso; dia 3 nas unidades Cachoeirinha, CSU Água Boa, Jardim Novo Horizonte e Parque das Nações I; dia 10 nas unidades Campo Dourado e Santo André; e dia 15 no Jardim Ouro Verde.

Entre os dias 15 e 17 ainda haverá ações de prevenção na praça Antônio João, como parte da programação do evento Dourados Brilha, que tem grande concentração de pessoas para as comemorações natalinas.

O “Dezembro Vermelho” visa incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como fomentar a assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com a doença. A ideia é conscientizar o maior número de pessoas e romper as barreiras do preconceito e discriminação que ainda existe contra esse segmento populacional.

“Infelizmente, muitas pessoas pensam que só poderão contrair o vírus HIV se forem usuários de drogas, se tiverem o hábito de ter vários parceiros sexuais ou a condição de homossexual. A realidade não é essa. O HIV pode afetar qualquer um, inclusive eu, você”, explica a gerente da Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

Para o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, a informação correta e de qualidade pode mudar a forma como as pessoas enxergam a doença, por isso o trabalho de conscientização é tão importante. “O ‘Dezembro Vermelho’ é a oportunidade para que todos tenham mais conhecimento sobre o assunto e possa se prevenir”, afirma ele.

Nogueira lembra através da rede pública, qualquer pessoa pode ter acesso a informações sobre as doenças, realizar testes rápidos e gratuitos através do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, além de todo o tratamento contra a doença de forma eficiente. “Nós temos uma equipe preparada para atender a todos”, relata. A Aids não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para garantir a qualidade de vida de quem vive com a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento.

O “Dezembro Vermelho” é realizado pela prefeitura através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Administração, universidades e sociedade civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Primeira fase da vacinação contra Covid-19 terá equipes volantes em Dourados
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Primeira fase da vacinação contra Covid-19 terá equipes volantes em Dourados
MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021
BRASIL
MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021
REGIÃO
Suspeitos de latrocínio tentado são detidos em Mundo Novo
Dourados atinge 200 mortes por Covid-19 no dia da chegada da vacina
PANDEMIA
Dourados atinge 200 mortes por Covid-19 no dia da chegada da vacina
Resultado preliminar da seleção de profissionais de saúde é divulgado
ESTADO
Resultado preliminar da seleção de profissionais de saúde é divulgado
RIBAS DO RIO PARDO
"Boca de fumo" é fechada e mulher presa suspeita de tráfico de drogas
CLIMA
Em alerta para chuvas intensas, Dourados já supera 160 milímetros
MARACAJU
Mulher é presa carregando 20 kg de maconha em ônibus na MS-164
DOURADOS
Foragido da justiça é preso após investigação de furto de celular
SAÚDE
HC tem linha de cuidado completa para atendimento de doenças cardíacas

Mais Lidas

DOURADOS
Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão
ACIDENTE
Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
DOURADOS
Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes