A ventania que levantou poeira e escureceu o céu de Dourados no começo da tarde da sexta-feira passada (15) causou estragos em residências, derrubou árvores, rompeu fios de energia e assustou quem trafegava pelas ruas.
Na Comunidade Vitória, localizada na região Sudoeste da cidade, a 10 quilômetros do centro da cidade, moradores relataram a situação de desespero de algumas famílias que tiveram os tetos das casas danificados, além de roupas e móveis encharcados pela chuva.
“Quando chegou o temporal minha casa balançou todinha, só não caiu porque Deus colocou a mão”, chegou a relatar a moradora Derci Antônia Moura dos Reis, 54, durante visita do Dourados News na comunidade na manhã desta terça-feira (19).
Ela reside na divisa entre a Comunidade Vitória com a Ouro Fino, onde segundo ela o temporal acabou gerando mais estragos.
Já Vaneide Valejo Souza, 23, que mora em uma casa com parte dos cômodos improvisados juntamente com dois filhos e o esposo, afirma que tomou um susto quando percebeu a força das rajadas de ventos.
“Molhou as coisas dentro da minha casa. Balançou tudo na hora da ventania. Os 'eternit' levantava e baixava de novo, tanto que eu nem sei como não levou embora”, comentou se referindo as telhas de fibra.
Nesta terça-feira (19) a moradora ainda tentava contabilizar os prejuízos e acabava de reconstruir parte da cobertura de uma pequena varanda.
“Ficamos sem energia. Como estava tudo molhado, tiramos as coisas da tomada, mas acabou molhando o motor da minha geladeira. Minha casa, metade é de tijolo e a outra metade é toda de lona. Não chegou a estragar comida, mas as coisas ficaram todas encharcadas”, explicou.
Nesta terça-feira (19), quatro dias após a tempestade, moradores ainda trabalhavam para consertar os danos nas residências, muitas delas construídas com tábuas e lonas, e penduravam roupas e objetos para secar com ajuda do sol.
Desde sexta-feira (15) a Defesa Civil realizou atendimentos na Comunidade Vitória e em outros bairros localizados em regiões periféricas do município como no Santa Felicidade, Santa Fé, Ouro Fino e Reserva Indígena. Os moradores receberam kits emergenciais como lonas e outros utensílios.
Em toda extensão da cidade, cerca de 190 árvores caíram e tiveram que ser retiradas através de força-tarefa organizada pela prefeitura. Os trabalhos continuam em diversos pontos de Dourados com o objetivo de desobstruir as ruas que permanecem interditadas.
FOTO INTERNA: Parte de entrada de uma das casas foi derrubada pelos ventos na Comunidade Vitória. - (Crédito: Hedio Fazan/Dourados News)
Deixe seu Comentário
Leia Também

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica

Acelerador Sirius desenvolve análise de rochas do pré-sal
Mais Lidas

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

Homem que morreu atingido por eucalipto em Dourados tinha 56 anos

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido em casa abandonada
