quarta, 24 de julho de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
RESSOCIALIZAÇÃO

'Despertando Conexões': projeto leva robótica a internos da Penitenciária Estadual de Dourados

15 junho 2024 - 12h00Por Da Redação

Teve início este mês na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) o projeto 'Despertando Conexões – Workshop de Introdução à Robótica para Privados de Liberdade'. Desenvolvida pelo CEEJA-D (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados) em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e ressocialização de pessoas privadas de liberdade através da educação e tecnologia.

Destinado a internos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, o projeto busca introduzir os participantes aos conceitos de robótica, desenvolver habilidades práticas em eletrônica e programação, estimular o trabalho em equipe e fomentar a autoconfiança e autoestima.

Além disso, a iniciativa explora possibilidades de empreendedorismo e empregabilidade na área de robótica.

As aulas são divididas em teóricas e práticas, nas quais os alunos aprendem sobre os conceitos básicos de robótica, incluindo história, tipos de robôs, componentes eletrônicos e princípios de programação. Eles têm a oportunidade de montar e programar robôs simples utilizando kits de robótica.

O diretor da PED, Rangel Schveiger, enfatiza a importância da educação como ferramenta de transformação e reintegração social.

"O projeto visa proporcionar uma nova perspectiva de aprendizado e reintegração social, e foi recebido com entusiasmo pelos participantes. Eles acreditam que a robótica pode influenciar positivamente suas vidas e que essa é uma ótima oportunidade", afirma.

O dirigente reforça que a capacitação em robótica já é utilizada em prisões em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Escócia, visando preparar os internos para o mercado de trabalho após a liberdade.

Com a orientação das professoras Adriana Bertoleti Bezerra de Menezes, Viviane Saldivar Duarte, Katrini Calheiros Lopes, Grazieli Martins Coelho e Jéssica Carvalho Motta Ramos, o 'Despertando Conexões' ensinará, ao longo de cinco semanas, noções básicas de robótica, incluindo programação de microcontroladores, montagem de circuitos e sensores, além de princípios de eletrônica.

No primeiro dia do workshop, realizado no dia 4 deste mês, os internos foram introduzidos aos conceitos teóricos e puderam manusear os kits de robótica. A primeira aula foi apenas o início de uma jornada que promete ensinar novas habilidades técnicas e fomentar a autoestima e esperança dos participantes.

O projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), SED (Secretaria de Estado de Educação) e Conselho da Comunidade de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VOA BRASIL

Passagem aérea a R$ 200: veja as regras e quem tem direito

SÃO GABRIEL

Suspeito criou perfil fake para atrair produtor rural assassinado

Divulgado resultado preliminar da seleção de professores de ioga
EDUCAÇÃO

Divulgado resultado preliminar da seleção de professores de ioga

OUSADIA

Ladrão chama chaveiro, abre apartamento e leva eletrônicos

ANTIRRETROVIRAL

Remédio injetável é 100% eficaz na prevenção do HIV, diz estudo

PARAGUAI

Agência antidrogas faz buscas por traficante brasileiro na fronteira

TECNOLOGIA

Sistema de informação do governo fica indisponível; PF é acionada

CAPITAL

Acusado de invadir casa de defensor público e roubar joias é preso

MERCADO FINANCEIRO

Dólar sobe e fecha aos R$ 5,65, em dia de pressão contra emergentes

NAVIRAÍ

Polícia Civil elucida homicídio qualificado e prende suspeito em Caarapó

Mais Lidas

DOURADOS

Mais de três anos depois, Exército finaliza obras na pista do Aeroporto

DOURADOS

Expo-Flor começa na próxima semana na Praça Antônio João

DOURADOS

Aeroporto tem parte burocrática adiantada, mas Anac solicita 'pequenas correções' na pista

DOURADOS

Corpo encontrado carbonizado em rodovia é de servidor aposentado; mulher é presa na ação