sábado, 02 de março de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE

Dengue: Geraldo quer vacinação em massa nas aldeias de Dourados

13 fevereiro 2024 - 08h40Por Da redação

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) está propondo ao Ministério da Saúde que a campanha de vacinação contra a dengue, que está beneficiando a população urbana de Dourados seja estendida, também, para a comunidade indígena das aldeias Jaguapiru e Bororó. O parlamentar esteve na semana passada na Secretaria de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, fazendo essa solicitação ao secretário Ricardo Weibe Tapeba.

“Vim tratar sobre a questão da imunização com a vacina Qdenga para a população das aldeias de Dourados. Tivemos total apoio do secretário Weibe Tapeba, que ficou dar uma resposta efetiva ao nosso pedido. O que queremos é que os indígenas de quatro a 59 anos também possam ter a vacina, da mesma forma que a população não indígena”, salientou o parlamentar.

O secretário Ricardo Weibe Tapeba, por sua vez, foi receptivo à proposta apresentada por Geraldo Resende. “Agradeço ao deputado Geraldo pela sua vinda mais uma vez, aqui na SESAI, Temos a convicção de que a imunização é o caminho para prevenção de doenças. E, no caso, da dengue, que tem se alastrado no nosso país. Temos regiões endêmicas, às quais precisamos olhar com muita prioridade”, afirmou.

“Tomamos conhecimento de toda essa ação em Dourados. A SESAI foi acionada e nós estamos em articulação direta com a coordenação do Plano Nacional de Imunização, sob a orientação da ministra Nísia Trindade, para que a gente consiga resolver essa pendência de caráter administrativo, definindo como vamos operar a estratégia de imunização no município de Dourados”, concluiu o secretário.

150 mil pessoas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, pode ser imunizada toda a população urbana douradense com idade entre quatro e 59 anos, e o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A expectativa, segundo a Secretaria, é que 150 mil pessoas possam ser vacinadas, graças a uma parceria com o laboratório japonês Takeda Pharma. No entanto, a população indígena não foi incluída na cobertura em razão de trâmites burocráticos. Por essa razão, o deputado Geraldo Resende está articulando, em Brasília, a solução desse impasse

Unidade na Aldeia Bororó

Em sua ida à Secretaria de Saúde Indígena, o parlamentar sul-mato-grossense também falou sobre a construção de uma unidade de saúde na Aldeia Bororó, em Dourados. “Nos próximos dias, vamos tratar deste assunto com o secretário Nésio Fernandes, a fim de ultimarmos o início da construção ainda neste primeiro semestre”, conclui Geraldo Resende.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bebê é socorrido após inserir miçanga no nariz
RESGATE

Bebê é socorrido após inserir miçanga no nariz

Mídia pública amplia pluralidade no jornalismo, diz estudo
DIREITOS HUMANOS

Mídia pública amplia pluralidade no jornalismo, diz estudo

Após denúncia, homem que usava carro para traficar é preso
REGIÃO

Após denúncia, homem que usava carro para traficar é preso

REGIÃO

Para atender hemocentro regional de Dourados, Rede Hemosul convoca doadores de sangue

Wanessa Camargo é desclassificada do Big Brother Brasil 24
BBB

Wanessa Camargo é desclassificada do Big Brother Brasil 24

GERAL

Violência contra mulher quilombola é dupla, diz líder comunitária

CLIMA

Sensação térmica em Dourados atinge 40ºC neste sábado

SUSTENTABILIDADE

Seis em cada 10 brasileiros veem prejuízos de mudanças climáticas ao turismo

INTERNACIONAL

Jornalistas argentinos reagem a anúncio de fim da agência pública

FRONTEIRA

Veículo é recuperado após mulher furtá-lo se passando por colega de dono de lava-rápido

Mais Lidas

CAMPO GRANDE 

Mulheres são encontradas espancadas e seminuas em rodovia

DESCAMINHO

Caminhão dos Correios com mercadorias contrabandeadas é apreendido em Dourados

DOURADOS

Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA

NOVA ALVORADA DO SUL

Motorista de caminhão envolvido em acidente que matou família é preso