Jovens que procuram a Delegacia de Policia Civil de Dourados para fazer a primeira identidade se depararam com a informação de que o local está sem materiais e que não existe previsão para voltar a realizar os serviços relacionados ao “famoso” RG (Registro Geral), como também a 2ª via.
De acordo com relatos, os produtos são enviados de Campo Grande, diretamente da Secretaria de Segurança de Mato Grosso do Sul, para o município, mas esse mês isso ainda não ocorreu.
Jovens aprendizes que foram acompanhados dos pais até o local, pois precisam do registro para se matricular em curso, estão frustrados. “Como isso acontece? Para qualquer coisa que vamos fazer precisamos de identidade e agora?”, indaga um pai. O homem relatou que, inclusive, já havia pago pelo registro.
Valores
Os valores pagos pela emissão de carteiras de identidade da 1ª via é R$ 20,80. Para emissão da 2ª via, o valor é R$ 55,48. A cada dois meses tem algum reajuste, segundo funcionários do local.
Quem pode obter a 1.ª via da carteira de identidade?
Qualquer cidadão brasileiro, independente da idade pode obter a carteira de identidade, ainda os nascido e registrado no Brasil; nascido no exterior, filho de pai ou mãe brasileiro; cidadãos que possuem RG em outro Estado da Federação, ou do antigo Mato Grosso. Pode ser solicitado em qualquer delegacia no interior do estado.
Dúvidas sobre o assunto:
http://www.sejusp.ms.gov.br/templates/apresentacao/componentefixo/gerador/gerador.php?pag=1273&template=19