segunda, 16 de fevereiro de 2026
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Defensoria Pública atendeu mais de 3 mil casos de Proteção à Mulher no ano

29 novembro 2019 - 13h20Por André Bento

Uma das principais demandas da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em Dourados durante este ano foi em defesa dos direitos das mulheres. Balanço divulgado pelo órgão nesta semana mostra que o município teve 3.590 atendimentos descritos como Proteção à Mulher

Coordenado pela defensora pública Thais Dominato Silva Teixeira, o Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) destacou que em 2019 atuou voltado à medida protetiva, regularização de questões familiares após violência, ameaça e vias de fato.

Na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, até agosto, quando foi aberta a Campanha Agosto Lilás e o Programa Maria da Penha Vai à Escola, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência contra mulher, não havia sido nenhum feminicídio em 2019.

Contudo, em 21 de novembro, Gilmar Francisco dos Santos, de 41 anos, foi preso acusado de tentar matar a ex-mulher, de 32 anos, um dia antes, com um tiro na cabeça. Ela foi socorrida ao Hospital da Vida e a mais recente informação apurada indica que perdeu a audição do ouvido esquerdo, atingido pelo disparo.

Na terça-feira (26), o feminicídio mais recente na cidade, ocorrido em 25 de junho de 2018, teve desfecho, quando o acusado, Edson Aparecido de Oliveira Rosa, de 35 anos, foi condenado a 27 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime inicial fechado durante julgamento pelo Tribunal do Júri. (relembre)

Ele estava preso desde 26 de junho de 2018 por matar a ex-mulher Yara Macedo dos Santos. A vítima, que tinha 30 anos, foi baleada com um tiro na cabeça no cruzamento das ruas México e Colômbia, no Parque das Nações I. Esse crime foi presenciado por um filho do casal, de 14 anos, que ainda tentou impedir o pai de atirar após vê-lo agredir a mãe.

MAIS ATENDIMENTOS

Além da Proteção à Mulher, os outros principais atendimentos prestados pela Defensoria Pública do Estado em Dourados incluem direitos do consumidor, 2.574 casos no ano, saúde (2.182), e Proteção da Criança (868).

O órgão prestou, desde o início do ano, 24.538 no município. Em todo o Mato Grosso do Sul, o número chegou a 354.139.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

REGIÃO

Homem morre afogado após cair em rio em fazenda de São Gabriel do Oeste

CARNAVAL

Carnaval traz vários caminhos para fortalecer vínculos, diz teóloga

Homem é preso após agredir companheira em almoço no Vival dos Ipês
DOURADOS

Homem é preso após agredir companheira em almoço no Vival dos Ipês

Mapa orienta consumidores: atenção à procedência e ao registro na compra de bebidas
CARNAVAL 2026

Mapa orienta consumidores: atenção à procedência e ao registro na compra de bebidas

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

LUTO

Morre Renato Rabelo ex-presidente do PCdoB aos 83 anos

POLÍTICA

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

DOURADOS

Homem é preso em flagrante por agressão a ex-companheira na Vila Planalto

GERAL

Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

LINHA DO POTREIRITO

Corpo encontrado em Dourados passará por análise genética para identificação