O decreto que prevê medidas de contenção de despesas e controle orçamentário em Dourados, foi prorrogado até 30 de junho de 2026. A decisão publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do município, não traz qualquer mudança em relação às estabelecidas anteriormente.
A prorrogação começou a valer anteontem, dia 31, data de encerramento do prazo do decreto anterior, que vigorava desde o dia 15 de agosto. Na época, a publicação considerava a “necessidade de manutenção do equilíbrio fiscal e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, especialmente quanto às obrigações estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e do limite prudencial de gastos com pessoal”.
O documento trazia como argumento a redução nas receitas tributárias municipais e adequação das despesas a real necessidade do município, além de seguir a adoção de medidas administrativas temporárias estabelecidas pelo Governo do Estado, também relacionadas a racionalização, reprogramação e controle de gastos.
O QUE FOI CORTADO
Durante o período em que o decreto está em vigência, fica suspensa a contratação de servidores efetivos, comissionados e temporários; autorização de serviços extraordinários; cessão de servidores com ônus para o município; adiantamentos financeiros; vantagens, benefícios, auxílios, indenizações, gratificações e diárias; autorizações para fazer plantões; remanejamento que aumente a despesa com concessão de benefícios adicionais, entre outros.
As exceções nesses casos devem estar relacionadas a urgência ou necessidade para manutenção de serviços essenciais, além da autorização expressa do prefeito Marçal Filho (PSDB).
Os secretários municipais ainda devem reduzir despesas de custeio, no consumo de água e energia elétrica; combustíveis para abastecimento de veículos oficiais; serviços prestados por terceiros, como impressão; além de outros contratos vigentes, que deveriam ser objeto de reavaliação ou renegociação, para redução de, no mínimo, 25% das despesas para eliminar excessos.
No ano passado, ainda foi estabelecido prazo de dez dias para que as secretarias apresentassem um plano de reprogramação de despesas à fazenda municipal, além de um relatório em 60 dias. Esse resultado não teve balanço divulgado oficialmente.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Paulistão 2026: veja datas e horários das quartas de final

Abertura da Campanha da Fraternidade será quarta-feira em Brasília
Padrasto é preso suspeito de abusar sexualmente de três crianças
BRASILMoraes autoriza visita de Derrite a Bolsonaro na Papudinha

Ofensiva destrói roças de maconha que renderiam US$ 25 milhões

Casal é preso acusado de maus-tratos contra criança de dois anos
Corpo é encontrado durante buscas por desaparecidos de naufrágio

Brasil marca presença no Festival de Berlim 2026 de audiovisuais
Fluminense e Bangu decidem hoje o último semifinalista do Carioca
PLANAMIGRAConsulta pública para 1º Plano Nacional de Migrações começa quinta-feira
Mais Lidas

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

Corte de despesas continua até junho na Prefeitura de Dourados - Crédito: Arquivo