Menu
Busca domingo, 12 de julho de 2020
(67) 99659-5905
CAMPANHA

“Declare seu Carinho” reforça ações em favor das crianças e do idosos

03 março 2020 - 18h50Por Da Redação

Com objetivo de mobilizar contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, para a destinação de parte do Imposto de Renda em prol dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa, foi lançada na tarde desta segunda-feira, dia 02 de março, a campanha “Declare seu Carinho”, uma iniciativa do Ministério Público Estadual, por meio das promotorias de Justiça da comarca e que conta com parcerias de instituições diversas, como, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O lançamento da campanha foi no prédio das Promotorias de Justiça e contou com as presenças de representantes do Ministério Público de MS, da Receita Federal, de conselhos municipais da pessoa idosa e da criança e do adolescente, de entidades beneficiadas e contadores. A secretária municipal de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar representou a prefeita Délia Razuk.

A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima explicou que não se trata de doação, mas sim de destinação de parte do Imposto de Renda que seria pago à Receita Federal (uma cota de até 3% em caso de pessoas físicas que fizerem a destinação na declaração anual do imposto).

As destinações feitas pela Declaração do Imposto de Renda são repassadas diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e são geridas pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público do Estado.

Os recursos, dentre outras finalidades, são destinados ao financiamento de inúmeros projetos em prol de crianças e adolescentes do município, apresentados por entidades credenciadas que preencham todos os requisitos previstos em edital específico, dentre os quais, estarem com as prestações de contas rigorosamente em dia.

A secretária de Assistência Social, Fátima de Alencar diz que com a criação, gestão e funcionamento dos fundos da pessoa idosa e da criança e do adolescente, através dos conselhos municipais, “nos é dada a oportunidade de dividir com a sociedade a atenção com as entidades prestadoras de serviço aos dois segmentos”.

“Os Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa visam os incentivos fiscais como normas indutoras do desenvolvimento social, através das quais o Estado possibilita aos contribuintes o direcionamento dos investimentos e o controle efetivo de sua aplicação”, completa.

Os incentivos fiscais consistem numa contrapartida concedida pelo Estado visando a recompensar as empresas e indivíduos que investem no âmbito social, através do imposto de renda. “Cabe destacar que com a renúncia advinda dos incentivos fiscais, os contribuinte são orientados a uma conduta socialmente responsável, auxiliando o município e o terceiro setor na execução de políticas públicas de promoção dos direitos econômicos, sociais e culturais, imprescindível para a obtenção do desenvolvimento sustentável”, diz.

“Acreditamos no comprometimento de todos e nos trabalhos desenvolvidos. Temos a certeza que com a efetiva participação social, poderemos implementar com mais vigor as políticas sociais para os dois segmentos”, conclama a secretária de Assistência Social, Fátima

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Embrapa coleta bactérias e fungos com potencial econômico na Amazônia
OPORTUNIDADE
IFMS tem inscrições abertas para 120 vagas em cursos de especialização
ESPORTES
Semana será marcada pelo 1º Camping Virtual de Parataekwond
TRÊS LAGOAS
Mulher é sequestrado pelo ex na frente de familiares
BRASIL
Habilidades socioemocionais poderão ajudar na reabertura das escolas
MS
Traficantes fogem e polícia apreende 600 kg de maconha em Bonito
CORUMBÁ
Carro de dona de restaurante assassinada é encontrado pela polícia
REGIÃO
Assentado é autuado em R$ 7 mil por desmatamento ilegal de vegetação protegida de Mata Atlântica
CORUMBÁ
Dona de restaurante é encontrada morta no estabelecimento
MS
Jaguatirica é capturada em residência no centro da capital

Mais Lidas

ACIDENTE DE TRABALHO
Douradense morre após ser atingido na cabeça por peça de elevador de 20kg
DOURADOS
“Ele não conseguiu terminar o último plantão”, diz esposa de médico vítima da Covid
PANDEMIA
Em dia com quase 100 novos casos, Dourados tem mais uma morte por coronavírus
PANDEMIA
Pesquisadores veem medidas sem efeito e sugerem lockdown em Dourados