Florismar Vargas, de 31 anos, natural da Aldeia Jaguapiru, em Dourados, está vivendo um sonho em sua carreira. Filho de Ana Cristina de Souza Vargas e Florêncio Vargas, ele teve a infância marcada pelos valores familiares e a busca pela educação, mas ser ator parecia algo distante.
Ainda criança, assistindo à TV aberta, nasceu o desejo de um dia se ver na telinha. "A realidade era outra, e eu tinha que acordar para a vida", relembra. Por isso já trabalhou vendendo água, colhendo maçã, como motoboy, e até mesmo em olaria, entre tantos outros ofícios.
Crescer na Aldeia Jaguapiru, em uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, sem incentivo ao setor cultural, parecia um obstáculo intransponível, mas a vontade de conquistar o espaço no meio artístico sempre o acompanhou.
Em 2014, quando trabalhava como auxiliar de sushiman em Dourados, a vida começou a tomar novos rumos. Com uma oportunidade de emprego no Rio de Janeiro e uma passagem paga, ele decidiu se mudar das terras sul mato-grossenses.
Com apenas R$ 70 no bolso, juntados pela mãe e uma amiga, o douradense optou por ir atrás do seu sonho, mesmo sem saber direito por onde começar. "Vim com medo, mas sabia que precisava encarar esse medo para realizar meu sonho", conta.
A chegada ao Rio trouxe muitos desafios. O clima, o trânsito, a poluição e a violência eram contrastes marcantes em relação à realidade de Dourados.
Morando na Baixada Fluminense, Florismar foi aprovado na renomada escola de atores Wolf Maya, mas precisou trancar o curso devido à distância e outros obstáculos. Mesmo assim, ele não desistiu e foi conciliando o trabalho com a busca por oportunidades no meio artístico.
Florismar teve participações como figurante em séries de sucesso, como Dom e Arcanjo Renegado, e em 2023 participou da novela Vai na Fé, o que abriu ainda mais portas.
Entretanto, sua grande virada aconteceu em 2024, quando foi convidado para dois projetos especiais: participar da gravação de clipes do cantor Jorge Aragão, com Emicida; e de um projeto do rapper Matuê. Ambos trabalhos ainda serão lançados.
Agora, Florismar faz parte do elenco de apoio da nova novela da Globo, Mania de Você, onde interpreta um cozinheiro que trabalha em um resort de luxo ao lado dos protagonistas Viola, interpretada por Gabrielly Nunes, e Mavi, personagem de Chay Suede.
"Estar ali, no meio do ramo artístico é um dos primeiros passos para realizar meu sonho", comenta, emocionado.
Florismar acredita que sua trajetória é um exemplo para os jovens da sua comunidade.
"Eu tento levar esse incentivo pelas redes sociais, mostrando que nós, indígenas, também podemos realizar nossos sonhos", diz. Ele reconhece as dificuldades impostas pela discriminação, mas reforça a importância de seguir em frente.
Sobre Dourados, o jovem aponta a falta de políticas públicas voltadas para a cultura, especialmente para os moradores das aldeias. "Se houvesse mais incentivo, muitos poderiam alcançar seus sonhos no próprio Estado", afirma.
Mesmo com a vida agitada no Rio de Janeiro, Florismar mantém suas raízes culturais. Ele busca sempre mostrar sua identidade indígena por meio de suas roupas e adereços.
"Quero mostrar que nós, indígenas, estamos presentes em todos os lugares".
Florismar conclui com um conselho para os jovens que, como ele, sonham com uma carreira no mundo artístico: "Estudem sempre e se qualifiquem, não apenas para o audiovisual, mas para qualquer área".