Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
ENCONTRO

Cultura Marginal é tema de Colóquio que começa hoje em Dourados

20 setembro 2017 - 06h36

Rap, grafite, literatura marginal, religiosidades afro e ameríndia, capoeira são exemplos de manifestações que saem dos espaços periféricos para ocupar o centro dos palcos. Tida como vozes de resistência, a cultura marginal oferece visibilidade a seus produtores e abre passagem para a ocupação de espaços normalmente interditados para estes sujeitos e coletivos.

Esse será o tema central do II Colóquio Nacional Marginalidades Contemporâneas - MARCO que será realizado na UFGD (Universidade Federal a Grande Dourados), hoje amanhã e sexta-feira, dias 20, 21 e 22 de setembro, e reunirá acadêmicos, artistas e interessados pelas práticas culturais e artísticas que se propõem a desestabilizar percepções e produzir novos sentidos políticos para as formas de organização social da contemporaneidade.

O evento é aberto ao público e está sendo organizado pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE/UFGD e parceiros. Amanhã, dia 21, às 19 horas, o eventro traz a Dourados a palestra show com o rapper Gog, que será mediada pelo professor, Cleber José de Oliveira.

O MARCO pretende reunir indivíduos de diferentes áreas do conhecimento, acadêmico ou não, os quais estejam interessados em propor discussões/testemunhos/performances relacionados às marginalidades contemporâneas, comuns à cultura brasileira tratando temas como a Literatura Brasileira Contemporânea, Representatividades, Resistência, Testemunho, Subalternidade, Rap, Arte de Rua, Religiosidade, Ética e Estética, Slam e Conflitos Discursivos.

A programação prevê ainda apresentação de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, testemunhos, exposições, oficinas e vivências em torno destas manifestações. Além de Góg, o evento terá a presença de lideranças de manifestações ameríndias e afro-brasileiras de diferentes estados do Brasil, como os integrantes do Mahku, Movimento dos artistas Huni Kuin do Acre, e do Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira - CECAB e a participação de importantes professores pesquisadores destas temáticas.
As atividades serão realizadas nas Unidades 1 e 2 da UFGD. A programação completa está disponível no site: https://www.even3.com.br/MARCO2.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Faculdade deve indenizar por falta de comprovação de débitos
DOURADOS
Após erro de cálculo na hora extra, Funsaud vai descontar dinheiro pago a mais em salários
ANGÉLICA
Homem é preso ao ser flagrado mandando vídeos pornográficos a criança
PANDEMIA
Quase 30% das pessoas infectadas por coronavírus em Dourados estão recuperadas
ECONOMIA
Dólar fecha em alta com incerteza política no radar dos investidores
MATO GROSSO DO SUL
Mapa mostra que 77% dos feminicídios acontecem dentro de casa
MATO GROSSO DO SUL
Balança comercial tem superávit de US$ 4,548 bilhões em maio
PANDEMIA
Vizinho de MS, Paraguai chega próximo de confirmar mil casos de coronavírus
POLÍCIA
Morador de Nioaque é condenado a três anos de prisão por vender arma a adolescente
SAÚDE
Dourados concentra quase um quinto dos casos de coronavírus em MS

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce