quarta, 18 de junho de 2025
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UFGD

Coordenadoria pede doação de materiais da cultura indígena de Dourados

29 setembro 2017 - 09h31

A Coordenadoria de Cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está fazendo um chamado público para a doação de peças diversas, objetos antigos ou materiais como cartas, livros, fotografias e desenhos relacionados à cultura indígena, especificamente sobre a comunidade da Reserva Indígena de Dourados, e também sobre o SPI (Serviço de Proteção aos Índios) e a Funai (Fundação Nacional do Índio).

A coleta dos objetos servirá para a Terceira Exposição "Culturas Indígenas", que este ano terá como tema central os 100 anos de criação da Reserva Indígena de Dourados. Os objetos doados também integrarão o acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História Indígena e poderá ser utilizados como objeto de pesquisa posterior.

Segundo a coordenadora da exposição, professora Graciela Chamorro, o passado dessa comunidade se dá também através de documentos escritos, testemunhos orais, fotografias, desenhos, pinturas e objetos materiais da época, que se tornaram suportes de memória e por isso esse chamamento público como forma de colaboração também ao resgate da história dos indígenas do município.

"Lamentavelmente é muito pouco o que temos em Dourados sobre a criação e o desenvolvimento da Reserva Indígena e os demais episódios ligados a ele. E como falar desse passado? Como imaginar os povos indígenas de então, o povoado que deu início a Dourados, a Missão Caiuá que teve uma intensa interação com os povos indígenas e com os moradores da futura cidade?", enfatizou. 

A exposição será realizada no saguão do Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira - NEEF, de 18 a 27 de outubro, e conta com o apoio da Coordenadoria de Cultura da UFGD através do Projeto Galeria Itinerante. 

Os interessados em colaborar devem entrar em contato com Ângela Schwingel da COC, através do telefone 3410-2874 e do e-mail: angelaschwingel@ufgd.edu.br

A Reserva Indígena de Dourados

A criação da Reserva Indígena de Dourados se deu em 1917, fato que afetou a vida das famílias indígenas recolhidas na reserva, como também a história do povoado de Dourados. A criação da Reserva tem a ver com a história do Brasil e com a reação do país às críticas recebidas de intelectuais do exterior sobre o extermínio de indígenas em curso.

Doze anos depois da criação da Reserva, chegaram a Dourados metodistas e presbiterianos brasileiros e norte-americanos para catequizar os indígenas. Através destes missionários, os Kaiowá, Guarani e Terena ficaram conhecidos nas cidades do Brasil onde circulavam os jornais dessas igrejas, bem como no Sul dos Estados Unidos, de onde procediam os missionários estrangeiros. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AQUIDAUANA

Polícia cumpre mandado e prende condenado por tráfico de drogas

BRASIL

PF indicia Jair Bolsonaro e Ramagem no inquérito da "Abin Paralela"

VIOLÊNCIA

Vizinho seguiu menina de 12 anos e filmou tentativa de estupro

Inscrições para curso preparatório à Magistratura terminam 6ª-feira
REGIÃO

Inscrições para curso preparatório à Magistratura terminam 6ª-feira

IVINHEMA

Bombeiros realizam buscas por mulher que desapareceu em rio

POLÍTICA

Presidente do Senado cria CPI para investigar fraudes no INSS

POLÍCIA

Família procura idoso com câncer desaparecido desde domingo

POLÍTICA

Congresso derruba veto e pensão para vítimas da zika é retomada

TRÁFICO

Após fuga, motorista é preso transportando 428 quilos de maconha

REGIÃO

Sul-mato-grossenses retidos em Israel devem retornar nesta quarta

Mais Lidas

DOURADOS

Após meninas faltarem na escola, denúncia leva a prisão de dois jovens por estupro em Dourados

TRÁFICO

Casa 'vigiada' pela polícia em Dourados escondia R$ 3 milhões em pasta-base de cocaína

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Mulher é agredida na frente dos filhos durante festa junina em Dourados

DOURADOS

Polícia estoura entreposto e apreende 100 kg de pasta-base no Água Boa