Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PANDEMIA

Conselho de Medicina flagra posto de saúde sem avental, gorro, óculos e sabão

17 abril 2020 - 09h42Por André Bento

Em meio à situação de emergência decretada dia 20 de março pela Prefeitura de Dourados por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho Regional de Medicina constatou falta de avental, gorro, máscaras adequadas e óculos ou protetor facial em um posto de saúde do município. Sem sabão líquido, servidores do local usam detergente e só dispõem do álcool gel que ganham por meio de doações ou levam de casa.

Esse cenário foi verificado no dia 7 de abril pelo conselheiro Thiago Pauluzi Justino e pela chefe do departamento de fiscalização do CRM-MS, Elza Garcia da Silva. Eles também apuraram pouca quantidade de papel toalha e de máscaras cirúrgicas, bem como falta de kits de exames para Covid-19, situação que faz o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde diante da doença não ser seguido à risca justamente em unidade onde os profissionais consultam diariamente pacientes com sintomas gripais.

O relatório dessa vistoria, além de recomendar a correção imediata do quadro, motivou o MPE-MS (Ministério Público Estadual) a instaurar o Procedimento Preparatório nº 06.2020.00000515-8 para apurar a disponibilização de insumos e materiais básicos para atuação dos profissionais de saúde da Atenção Básica de Dourados nas ações de combate e enfrentamento à pandemia de COVID-19 (novo Coronavírus).

Nessa investigação, ainda na segunda-feira (13), o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, requisitou esclarecimentos das autoridades municipais e estaduais de saúde e determinou envio de ofício para seis unidades de saúde escolhidas aleatoriamente para que informem se também vivenciam a situação igual à constatada pelo Conselho Regional de Medicina na Unidade da Seleta.

Procurada pelo Dourados News, a Prefeitura de Dourados informou, através da assessoria de imprensa, que vai providenciar todos os materiais necessários dentro do prazo legal.

No dia 31 de março, homologou três dispensas de licitação que totalizam R$ 247.960,00 para aquisição de mil testes rápidos para diagnóstico da doença, 5 mil pacotes de avental descartável com manga longa, gramatura de 20 gramas, e 300 unidades de óculos de proteção em acrílico incolor. Somente a compra 2,4 mil unidades de álcool gel antisséptico 70% 500 ml por R$ 90.960,00 não deve ser concretizada porque há suspeita de sobrepreço. (saiba mais)

Já a Secretaria de Estado de Saúde informou em matéria institucional publicada na quarta-feira (15) que recebeu “mais uma remessa de materiais enviados pelo Ministério da Saúde” e “já iniciou o envio dos lotes às secretarias municipais para utilização dos produtos no combate ao coronavírus”.

“Ao todo, chegaram no Estado 1.068 unidades álcool etílico, de 500 ml; 1.248 unidades de álcool etílico, 100 ml; 760 óculos de proteção; 198 mil pares de luvas de procedimento; 2,5  mil pares de sapatilha; 217,8 mil máscaras, de três camadas; 9,8 mil aventais; 163,8 mil toucas hospitalares e os seis mil testes rápidos”, detalhou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Covid-19: casos da variante Ômicron e impõem restrições de voo no Reino Unido
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
INTERNACIONAL
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
SEGURANÇA
Senado vai analisar projeto sobre gravação de ações policiais
POLÍTICA
Câmara pode votar na terça-feira PEC que mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia
ESPORTE
Brasil lidera quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior
DOURADOS
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Homem armado invade Pet Shop e leva dinheiro e celular
ARTIGO
Lamentam as mortes e agora vão pular carnaval?
EDUCAÇÃO
Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições
DOURADOS
Ladrões retiram portão e furtam moto da garagem de residência

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED