Menu
Busca domingo, 16 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Conselho de Juventude de Dourados luta por Secretaria

18 janeiro 2011 - 14h36

Jovens que participam do Conselho Municipal de Juventude de Dourados estão “em luta” para criar a Secretaria Municipal da Juventude - SEMJE. Projeto de Lei Complementar nº 35/PGM da Prefeitura, que pede a criação da Secretaria, foi encaminhado à Câmara para votação. Falta agora os vereadores colocarem na pauta e decidirem ou não pela criação.
A Secretaria da Juventude é uma proposta da prefeita Délia Razuk. No final do ano passado ela fez convocação extraordinária, mas até agora os vereadores não se propuseram a discutir o assunto. Délia também quer criar a Secretaria da Cultura, desmembrando-a da Funced (Fundação Cultural e de Esportes).

O presidente da Câmara Dirceu Longhi (PT) disse ao douradosagora que como se trata de uma discussão de grande envergadura é necessário a presença de todos os parlamentares para discutir o assunto. Enquanto não é agendado a sessão, integrantes do Conselho Municipal de Juventude mantém contato com vários setores da sociedade para debater a importância da secretaria para Dourados. O presidente do Conselho, Gleiber Nascimento, teme que o projeto não seja aprovado.
Um dos motivos, segundo ele, estaria relacionado ao custo que a nova secretaria traria para o município. Acontece que o orçamento 2011 de cada pasta existente na Prefeitura já está aprovado e caso fossem criadas as duas secretarias, estas ficariam sem verba para trabalhar neste ano. “Poderia fazer parceria com a iniciativa privada, com o governo federal”, assinala Gleiber Nascimento, ressaltando, ainda, que o Executivo pode alterar o orçamento. “É possível também transferir uma certa porcentagem de cada pasta para a Juventude”.
A secretaria atualmente responsável em debater assuntos e criar programas para jovens é a Assistência Social. Como a demanda de serviço na área da assistência é grande, a juventude acaba tendo pouca representatividade. “O último Censo mostra que somos 25% (cerca de 50 mil jovens) da população de Dourados. Está na hora de termos representativida-de”, pontua Gleiber, assinalando que, no Estado, somente cinco municípios dispõem da Secretaria da Juventude.
Presidente do Conselho desde setembro do ano passado, Gleiber tem agora uma importante missão para desenvolver políticas públicas voltada ao jovem. Ele está realizando o planejamento da etapa municipal da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril. "Entendo que um evento dessa importância deve abranger todos os segmentos da sociedade douradense, agora é o momento de todos contribuírem para uma juventude mais consciente e participativa, desde pais, associações de moradores, empresários, educadores e governo, por isso uma grande articulações está sendo feita chamando a responsabilidade de todos. Me preocupo com a realização da etapa municipal pelas cidades do estado, mas para contribuir preciso de estrutura", ressalta Gleiber. O objetivo da conferência é promover o direito à participação, fortalecer a articulação da juventude e indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao jovem.
O Conselho Municipal da Juventude de Dourados conta com 22 membros voluntários - 11 titulares e 11 suplentes. Interessados em participar das reuniões e atividades podem entrar pelo cmjdourados@hotmail.com ou telefone 3411-7612.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem acusado de matar ex-mulher é preso
FEMINICÍDIO
Homem acusado de matar ex-mulher é preso
EM ANÁLISE
Projeto prevê multa por atos contra as mulheres em eventos esportivos
Botafogo vence e deixa Minas Brasília no Z4 do Brasileiro Feminino
FUTEBOL
Botafogo vence e deixa Minas Brasília no Z4 do Brasileiro Feminino
Em Dourados, mais de 20 pessoas aguardam vagas em leitos para Covid
PANDEMIA
Em Dourados, mais de 20 pessoas aguardam vagas em leitos para Covid
Bolsonaro participa de manifestação de agricultores e religiosos
POLÍTICA
Bolsonaro participa de manifestação de agricultores e religiosos
DOURADOS
Dois são presos tentando roubar mercado no Jardim Clímax
ARTIOGO
Missão de mãe
REGIÃO
Polícia apreende veículo com adulteração de sinal identificador
SAÚDE
Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago
DOURADOS
Relojoaria na Avenida Marcelino Pires é furtada

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
CAPITAL
Jovem sai para comprar narguilé e morre após colidir moto contra poste