domingo, 26 de maio de 2024
Dourados
12ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Concurso "Miss e Mister Indígena" acontece no próximo sábado na Jaguapiru

22 abril 2024 - 16h16Por Redação

No próximo sábado, 27 de abril, às 19h, acontecerá a 12ª edição do concurso Miss e Mister Indígena de Dourados (MS), evento que celebra a beleza, cultura e tradições das comunidades indígenas. A programação será na Aldeia Jaguapiru.

Os participantes desfilarão com trajes típicos da sua cultura indígena, representando o povo Guarani, Terena e Kaiowá, povos indígenas residentes na maior Reserva Indígena do Brasil em população, com cerca de 18 mil habitantes. 

Especificamente nesta edição, os trajes típicos foram produzidos pelos próprios candidatos, em oficinas oferecidas pela organização, contempladas pela Lei Municipal Paulo Gustavo.

Intitulada Ñañemonde Porã (Nos vestindo bem), as roupas típicas, que inclui as vestimentas tradicionais, acessórios e pinturas corporais que representam a identidade étnica e cultural de cada concorrente, foi pensada após cada um passar por escutas com anciões indígenas de cada etnia. 

De acordo com a organização, durante o mês de abril, são disponibilizadas informações, fotos e vídeos de cada concorrente, e eles têm a oportunidade de se apresentar, falar o porquê querem ser Miss ou Mister Indígena. Além disso, os participantes podem falar em sua língua materna, com a garantia de tradução para os que não conhecem a língua indígena.  

Ao final do evento são coroados os vencedores do concurso, tanto para a categoria de Miss, quanto para a de Mister Indígena. 

Além das faixas, os vencedores recebem prêmios simbólicos e a oportunidade de representar suas comunidades em eventos culturais, sociais e ambientais. 

O concurso

O concurso Miss e Mister Indígena de Dourados (MS) serve como uma plataforma para promover a conscientização sobre questões importantes que afetam as comunidades indígenas, como direitos territoriais, preservação ambiental, saúde e educação.

Em suma, um concurso de Miss e Mister Indígena é mais do que apenas uma competição de beleza; é uma oportunidade de destacar e honrar as tradições, valores e contribuições das comunidades indígenas para a sociedade. 

O conteúdo do concurso pode ser acompanhado por meio das seguintes páginas: @belezaIndigena, no Facebook; e @missemisterrid, no Instagram.
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUL DO PAÍS

Vale do Taquari: Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias

BRASIL

Novos títulos verdes financiarão economia circular e saneamento

MATO GROSSO DO SUL

Chefes de unidades de investigação de homicídios debatem índice nacional em reunião

RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

SAÚDE

UTIs vão reforçar hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

MATO GROSSO DO SUL

Mulher que usou espingarda de pressão para machucar cachorro é presa

BRASIL

Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

ARTIGO

A exploração política de uma tragédia...

POLÍCIA

Animais em situação de maus tratos são resgatados em Corumbá

ESPORTE

Brasil encerra Mundial de Atletismo com mais seis medalhas

Mais Lidas

'SEGURANÇA LEGAL'

Empresas clandestinas de segurança são alvos de Operação da Polícia Federal em MS

DOURADOS 

Alerta de Frio: Temperaturas em Dourados devem cair no final de semana

NOVIDADE

Dourados poderá ter corredor gastronômico na avenida Weimar Torres

TEMPO

Inmet divulga alerta de tempestade para Dourados e região