Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
HEMOCENTRO 

Comovido há 12 anos por estoque baixo, douradense aproveita dia nacional para doar sangue

25 novembro 2021 - 11h46Por Wender Carbonari

Neste 25 de novembro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, Ronildo Costa, 33, foi um dos mais de 60 douradenses que estiveram no Hemocentro nesta manhã.   

Pelo menos 130 pessoas devem passar pela unidade até o final do período de atendimento nesta quinta-feira (25).

Como parte da programação especial, quem procurar o Hemocentro hoje vai receber 'agrados' como lanches e brindes. Os atendimentos seguirão até as 17h.

A data comemorativa criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) tem objetivo de sensibilizar e aumentar o número de doadores. 

Foram campanhas semelhantes, visando propagar a importância desta ação social, que há 12 anos ajudaram a convencer Ronildo a se tornar um assíduo doador de sangue.

Morador no bairro Jardim Paulista, onde reside com a esposa e o filho de oito anos, o administrador Ronildo foi abordado pela equipe de reportagem do Dourados News ainda deitado em um dos leitos do Hemocentro. 

"Eu penso que quem pode, tem que doar. Até porque pode chegar o dia em que eu posso estar precisando de sangue, por exemplo", comentou Ronildo que desde 2009 marca presença na unidade de Dourados a cada dois meses. 

Questionado se houve algum evento no passado que influenciou em sua escolha, ele explicou que nunca precisou doar para um familiar ou amigo. "Na verdade, acabei sendo comovido pelas convocações divulgadas nos jornais, rádio e televisão", recordou se referindo aos baixos estoques de sangue naquela época. 

Desde então, Ronildo só interrompeu as doações de sangue durante o período mais intenso de pandemia de coronavírus, retomando a atividade nesta quinta-feira (25), aproveitando inclusive a celebração a nível nacional. 

Mais de 60 doadores de sangue estiveram no Hemocentro nesta manhã (25) - (Crédito: Hedio Fazan/Dourados News)

'Seja amigo da vida'

Apesar do fluxo estimado em mais de 130 pessoas neste Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro de Dourados costuma receber aproximadamente 30 doadores por dia. Até o final desta manhã (25), pelo menos 60 doadores estiveram na unidade.

A data começou a ser celebrada em 2004, após definição da OMS, escolha estratégica que considerou as quedas na quantidade de doações registradas nos meses de dezembro e janeiro, como explicou a coordenadora do Hemocentro Márcia  Regina Miranda Tinós.  

"Esta data foi definida neste período justamente para manter os estoques no final deste ano e começo do próximo, considerando um período de festividades e em que muitas pessoas saem de férias, fatores que diminuem o fluxo de doadores", disse.

Como a intenção é proporcionar a maior quantidade possível de coletas sanguíneas, a coordenadora Márcia ressaltou ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas principalmente o O+, por ser o tipo de sangue que abrange o maior número de pessoas, e o O-, considerado o tipo sanguíneo universal.

 "A doação não deve acontecer apenas quando um familiar estiver precisando. Está é uma ação que deve ser constante, pois nos hospitais existem pacientes com patologias diversas que necessitam de sangue regularmente", comentou a Márcia antes de concluir com o slogan: "Seja amigo da vida, doe sangue".  

A coordenadora do Hemocentro, Márcia Tinós, falou sobre a programação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue - (Crédito: Hedio Fazan/Dourados News)

Hemocentro de Dourados

O hemocentro de Dourados está localizado na rua Waldomiro de Souza, 295, bairro Vila Industrial. 

Para agendamentos e informações, os telefones disponíveis são: (67) 3424-4192 e 3424-0400, ou pelo celular e whatsapp: (67) 99239-9421.

A unidade funcionada nos seguintes dias e horários: 

Segundas, quartas e sextas das 7h às 12:30h; terças e quinta das: 7h às 12h e das 13h às 17h; e no último sábado de cada mês das 7h às 12h.

Quem pode doar? 

Conforme informações no site oficial do Hemosul Coordenador, a pessoa doadora precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 55kg. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. 

Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto.

Também é necessário esperar um período de 60 dias entre uma doação e outra, para homens; e 90 dias, para mulheres.

Há também impeditivo temporário em casos de ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de realização de tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, entre outros.

Por causa da pandemia da Covid-19 e do calendário de vacinação, é importante respeitar o prazo de espera após aplicação para garantir uma doação segura. 

Quem tomou dose da Coronavac deve esperar pelo menos 48h para doar sangue. Já as pessoas que foram imunizadas com doses da Janssen, Astrazeneca e Pfizer precisam aguardas pelo menos sete dias para estarem aptas a doar. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
INTERNACIONAL
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
SEGURANÇA
Senado vai analisar projeto sobre gravação de ações policiais
POLÍTICA
Câmara pode votar na terça-feira PEC que mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia
ESPORTE
Brasil lidera quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Homem armado invade Pet Shop e leva dinheiro e celular
ARTIGO
Lamentam as mortes e agora vão pular carnaval?
EDUCAÇÃO
Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições
DOURADOS
Ladrões retiram portão e furtam moto da garagem de residência
CAMPO GRANDE
Motorista bate em caçamba de entulho, é lançado para fora do carro e morre

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED