Menu
Busca domingo, 24 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ARTIGO

Como manter uma rotina de estudos durante a pandemia

17 setembro 2020 - 09h56Por Fernando Machado
As medidas de isolamento social adotadas em razão da pandemia da COVID-19 trouxeram inúmeras mudanças na vida cotidiana. Uma dessas mudanças, foi a adaptação das atividades de educação para as plataformas digitais, diante da impossibilidade de aulas presenciais.
 
Alunos e professores tiveram que se adaptar ao chamado ensino remoto, que utiliza de ferramentas de videoconferência, interação, disponibilização de materiais de apoio e avaliações à distância.
 
Contudo, muitos alunos têm apresentado dificuldades de acompanhamento, por serem mais habituados às metodologias tradicionais, o que acarreta uma barreira a mais no processo de ensino-aprendizagem. 
 
Nesse contexto, algumas medidas podem auxiliar na organização diária para melhor aproveitamento do ensino remoto:
 
1. Rotina de estudos
 
A principal recomendação para este momento é a manutenção da rotina diária, o mais próximo possível das aulas presenciais. A grande maioria das instituições de ensino oferecerem aulas ao vivo por videoconferência, que é um dos instrumentos mais efetivos de aprendizagem, pois permite a interação em tempo real entre aluno e professor. 
 
Ainda que as aulas sejam gravadas e disponibilizadas posteriormente pelo professor, é um erro o aluno acreditar que “pode deixar para assistir depois”, pois a tendência é o acúmulo de aulas pendentes, que tornará inviável que o aluno assista a todas elas. 
 
Do mesmo modo, é fundamental que o aluno mantenha seu horário de estudo conforme havia planejado antes do início do isolamento. Se o aluno deixar de estudar no horário regular, a tendência é que outras ocupações diárias como trabalho, família ou mesmo distrações acabem atrapalhando o estudo em outro horário. 
 
Assim, ao manter a programação regular das atividades, o estudante tende a se manter mais concentrado nos estudos. 
 
2. Local apropriado
 
Nem todos possuem um escritório específico para estudo, mas ainda assim, é importante buscar um local mais adequado possível, que permita ao aluno se concentrar no momento do estudo. Uma cadeira e uma mesa apropriadas, em um local mais silencioso, deixando à mão os livros, garrafa de água e outros materiais necessários, já permitem que o aluno possa reproduzir um ambiente apropriado para concentração. 
 
Evite ao máximo assistir aulas, ler ou realizar atividades no sofá, na cama ou frente a distrações como televisão ou celular, pois haverá maior dificuldade de concentração, comprometendo a fixação do conteúdo. 
 
3. Estabeleça um cronograma de estudos com metas e intervalos
 
Estudar em casa pode ser mais difícil, pois a organização do cronograma de estudos passa a depender principalmente do aluno, o que pode levá-lo a se perder na gestão pessoal do tempo. Por essa razão, é importante que o aluno defina metas diárias de estudo, como um número de páginas para leitura, a realização de atividades ou determinadas vídeo-aulas. Após a conclusão das metas planejadas, o tempo remanescente será utilizado para lazer, atividades físicas ou outras atividades pessoais. 
 
Do mesmo modo, o período de estudo deve ser intercalado com intervalos, pois o estudo em casa pode ser mais cansativo que uma aula presencial. Assim, é importante intervalos de 5 ou 10 minutos a cada 30 ou 40 minutos de estudo, para evitar o cansaço mental e consequentemente, a perda da atenção necessária para o aprendizado. 
 
*Doutor em Direito, Instagram: @professorfernandomachado 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudo aponta redução de atendimentos de saúde mental durante pandemia
PANDEMIA
Estudo aponta redução de atendimentos de saúde mental durante pandemia
Nas últimas horas cinco são presos por embriaguez ao volante
DOURADOS
Nas últimas horas cinco são presos por embriaguez ao volante
Carro batido é abandonado no Jardim América
DOURADOS
Carro batido é abandonado no Jardim América
UTI Covid segue com seis internações em Dourados
PANDEMIA
UTI Covid segue com seis internações em Dourados
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
BRASIL
TST considera fraudulento contrato de jogador e reconhece natureza salarial do direito de imagem
LAVA JATO
Justiça Eleitoral vai julgar ação sobre empréstimo de R$ 12 milhões ao banco Schahin
MUNDO
Biden e Macron discutem defesa europeia e se reunirão em Roma
MS
Jovem é autuado pela PMA por maus-tratos a uma cadela Pit Bull
STF
Ministra Cármen Lúcia suspende reintegração de posse em Rondônia

Mais Lidas

PRESIDENTE VARGAS
Escola dispensa alunos em Dourados após mensagens de ameaças
CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
DOURADOS
Print tirado de conversa entre alunos resultou em mal-entendido e levou pânico a escola
DOURADOS
Homem é removido de grupo de whats e procura a delegacia