Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2020
(67) 9860-3221
DOURADOS

Comissão pede audiência, contratação de auxiliares e professores coordenadores

20 fevereiro 2020 - 12h50Por Da Redação

A Comissão de Educação se reuniu na manhã desta terça-feira, 18, na Câmara de Dourados para debater três pautas: difícil acesso, professor (a) coordenador (a) e auxiliar na educação infantil. Segundo o presidente, vereador Elias Ishy (PT), há dificuldades em todos os pontos, com condições de trabalho desumanas, prejuízos econômicos e sociais, por isso os parlamentares estão em busca de alternativas junto à prefeitura.

Ishy, juntamente com o vice-presidente Idenor Machado (PSDB) e o membro Silas Zanata (Cidadania), elaboraram três ofícios que pedem que seja feita a contratação de um/a auxiliar por sala da educação infantil, a contratação de dez professores coordenadores aprovados e que aguardam a chamada do concurso e uma audiência para discutir o retorno do pagamento de difícil acesso aos profissionais da educação que são moradores dos Distritos.

A Comissão, após se reunir com vários profissionais da área, suas representações e com representantes da comunidade, enviou o documentos sobre auxiliares baseada na deliberação do COMED nº80, de 16 de fevereiro de 2014, Art. 12, onde diz: “§ 1º. Em qualquer faixa etária as funções de educar e cuidar deverão ser exercidas pelo professor, acompanhado por um auxiliar em período integral”.

O vereador Ishy fez menção ao artigo do COMED. “Se sabe do risco que há um professor cuidar sozinho de oito bebês, por exemplo. É uma responsabilidade do Governo Municipal. Se acontecer algum acidente, o professor vai responder criminalmente”, alerta. De acordo com o parlamentar é preciso planejamento. 

Com relação aos professores coordenadores, a Comissão afirma que este pleito se deve às vagas abertas por profissionais que foram chamados a ocupar estes cargos e que declinaram deste direito. Conforme a legislação vigente, nestes casos, deve-se chamar imediatamente o próximo profissional que aguarda na lista do concurso.

Os ofícios foram encaminhados à prefeita, Delia Razuk (PTB), se estendendo a Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Município, a Secretaria de Governo, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Fazenda.  Lembrando que na sexta-feira também está agendada uma reunião pública com o secretário de educação, a princípio às 15h, em busca de explicações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Idoso de 60 anos pode ser a primeira morte por coronavírus em Três Lagoas
INFORMAIS
Lei que cria auxílio de R$ 600 é publicada no 'Diário Oficial da União'
SIDROLÂNDIA
Bandidos invadem escola, furtam botijões de gás e alimentos
IMUNIZAÇÃO
Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe
JUSTIÇA
Pedido de exoneração feita por servidor incapaz é considerado nulo
CONVOCAÇÃO
Governo fará cadastro não obrigatório de profissionais de saúde para o SUS
CAMPO GRANDE
Justiça mantém prisão de suspeito de furtar várias vezes mesmo atacadista
BANCO DO BRASIL
Servidores estaduais podem renovar empréstimos consignados com carência
PROCURADO
Identificado chefe de quadrilha que cavou túnel para roubar banco na Capital
LEÃO
Mais de 9,1 milhões de contribuintes entregaram declaração do IR

Mais Lidas

NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
CRIME AMBIENTAL
Pescador é flagrado com barco, motor de popa e petrecho de pesca
COVID-19
Familiares de casal que testou positivo para coronavírus em Dourados são monitorados
BOLETIM DA SES
Dourados registra mais um caso de coronavírus e MS tem 51 confirmações