Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Começam nesta segunda-feira as aulas de forma remota na UFGD

03 agosto 2020 - 19h20Por Da Redação

Começam nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, as aulas de todos os cursos de graduação e de pós-graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em forma de ensino remoto, conforme Portaria nº 367 de 29 de julho e as recomendações das autoridades de saúde e órgãos reguladores, para manter o distanciamento social. 

A Universidade adotou o RAE (Regime Acadêmico Emergencial), uma metodologia que evita a exclusão digital, já que ela não depende obrigatoriamente do uso da Internet e de suas ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento dos componentes curriculares e práticas pedagógicas.

O RAE tem um calendário próprio dividido em quatro módulos de 25 dias cada, onde o discente poderá cursar até três componentes curriculares, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.

O regime privilegia a organização de um plano de trabalho com suas unidades de ensino sequenciadas, ou seja, o docente escolhe estratégias e recursos que assegurem desenvolvimento dos conteúdos curriculares e suas avaliações processuais e finais, sem depender obrigatoriamente da Internet e suas ferramentas tecnológicas.

Além disso, o RAE assegura flexibilidade pedagógica ao trabalho do docente, podendo o mesmo adotar estratégias e recursos diversificados, levando-se em consideração as características e perfis dos discentes matriculados em sua disciplina, desde que não estimulem a exclusão digital e a evasão.

O aluno que não tiver condições ou não conseguir acompanhar o Regime Acadêmico Emergencial poderá solicitar o cancelamento de matrícula até 15 dias depois do início do período. Na pós-graduação, o discente matriculado poderá realizar o trancamento de disciplinas que estejam sendo cursadas antes de completar 50% da carga horária total, não havendo nenhum prejuízo para seu processo formativo.

Informações e dúvidas pelo e-mail: prograd@ufgd.edu.br (graduação) ou propp@ufgd.edu.br (pós-graduação).

LABORATÓRIOS PARA AUXÍLIO

Acadêmicos da UFGD que tiverem com dificuldade de acesso à internet para consultar ou realizar atividades do Regime Acadêmico Emergencial (RAE) poderão contar com apoio presencial.  

A UFGD está disponibilizando dois laboratórios de informática na Unidade 1, prédio da Reitoria (Av. João Rosa Góes, número 1761), próximo ao Parque dos Ipês, com adoção de todos os protocolos de Biossegurança e distanciamento social. Só poderão entrar nas salas de laboratório os estudantes que estiverem usando máscara.

Os estudantes deverão agendar o uso da sala de laboratório com no mínimo 24 horas de antecedência, através do email: prograd.cursos@ufgd.edu.br. Na solicitação, o estudante deve informar seu nome completo, RGA, curso, dia e horário de utilização dos computadores. 

O acesso aos laboratórios de informática será pela porta lateral da Unidade I, entrada do Cineauditório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é encontrado morto com tiro no pescoço em bairro da Capital
BRASIL
Presidente Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital
MARACAJU
Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em veículo abandonado
MS
Investigação aponta fazendas onde começou incêndio gigantesco no Pantanal
ANTÔNIO JOÃO
Casal é preso na região de fronteira com 126 quilos de cocaína
UEMS
Publicado Edital da Segunda Edição do Auxílio para Acesso à Internet
CAPITAL
Motorista que levou dois tiros foi atacado em local conhecido como "Buracão"
PARQUE
Ação conjunta vai resgatar animais silvestres na área atingida pelos incêndios
BONITO
Indígenas "fecham" unidade da Funai em protesto contra nomeação
TJ/MS
Justiça permite troca de sobrenome de infantes para homenagear avô

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados