terça, 22 de abril de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AVIAÇÃO CIVIL

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

14 março 2025 - 10h51Por Adriano Moretto e Cristina Nunes

Com a pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, entregue oficialmente nesta manhã (14/3) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a corrida agora é para atrair empresas aéreas para retomarem as operações no município o mais breve possível. 

Diante de pequenas questões burocráticas ainda para o aeródromo estar completamente apto a receber a aviação comercial, a classe política começa agora a articular ações em busca dos voos à cidade. 

Prefeito Marçal Filho informou que tem novas reuniões pela retomada dos voos - Foto: Clara Medeiros/Dourados News

Segundo o prefeito Marçal Filho (PSDB), agendas estão programadas para abril na intenção de acelerar esse processo. A intenção é de que as aeronaves comerciais comecem a atender Dourados ainda no primeiro semestre de 2025. 

“Nossa parte está pronta [de responsabilidade da prefeitura]. Eu já estive com a Azul em São Paulo [em janeiro] e mês que vem tenho reunião marcada com a Infraero e a Gol para solicitar a eles a volta dos voos”, disse ao Dourados News no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, no Jardim Água Boa, onde ocorreu pela manhã a cerimônia oficial do anúncio da construção de 581 unidades habitacionais indígenas em vários municípios, incluindo Dourados, por parte do Governo Federal. 

Paralisação e retomada

Ministro Silvio Costa Filho desembarcou em Dourados nesta manhã na companhia de outras autoridades - Foto: Clara Medeiros/Dourados News
 

Desde 1º de maio de 2021 o Aeroporto não recebe aeronaves da aviação comercial. Nesses quase quatro anos, os passageiros locais e da região precisavam se deslocar até Campo Grande e Ponta Porã – cidades mais próximas – para se conectar via aérea com outras regiões do país. 

Diante do problema apresentado, o ministro Silvio Costa Filho também destacou a necessidade de uma articulação para que companhias voltem a operar o mais rápido possível. 

Antes, Azul e Gol possuíam frequências diárias em Dourados com ligação direta a dois grandes e importantes aeroportos do país, Viracopos e Guarulhos, respectivamente, em São Paulo. 

“O aeroporto de Dourados passou um bom período paralisado. Então, tomamos a decisão política de fazer o aeroporto, a primeira etapa entregue hoje com a pista pronta, iluminada, segurança de voo instalada para receber aviões de todo o Brasil. Aeroporto pronto e estruturado para receber turistas de todo o Brasil, não só para lazer, mas também negócios, devido a importância que Dourados tem no Mato Grosso do Sul. Agora, a mobilização, e conversávamos isso, estamos buscando em breve uma reunião com a bancada [de MS] no Congresso e o governador para buscarmos voos de outras companhias aéreas para ampliar a operação em Dourados”, disse. 

Investimentos

Governador Eduardo Riedel falou sobre os investimentos nos aeroportos de Mato Grosso do Sul - Foto: Clara Medeiros/Dourados News

Para o governador Eduardo Riedel, as tratativas agora devem continuar com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a finalização do processo burocrático e também a retomada dos voos. 

Ele também citou investimentos que serão realizados nos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, todos administrados pela concessionária espanhola Aena, que deve ocorrer em abril. 

Novo terminal 

Novo terminal terá praticamente o triplo de tamanho do atual - Foto: Seilog/Governo do Estado 

Com a expectativa da retomada dos voos em breve, também foi autorizado na manhã desta sexta-feira (14/3) em Dourados, a abertura do processo licitatório para a construção de um novo terminal de passageiros no Francisco de Matos Pereira. 

O espaço já foi definido e a edificação ficará distante da atual, não atrapalhando a operação do Aeroporto. “O terminal atual está pronto para receber a demanda”, disse Marçal Filho.  

O início do recebimento das propostas será a partir de 4 de abril. 

De acordo com o extrato publicado pelo Governo do Estado, através da Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), o valor estimado da obra é de R$ 38.928.934,45, pelo critério de menor preço, tendo como objetivo a ‘construção do terminal de passageiros e edificações auxiliares’. 

A obra foi incluída dentro do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, porém, será executada pelo Governo do Estado, que realizou o projeto do receptivo. 

Quando pronto, o espaço terá 2,6 mil metros quadrados e será quase três vezes maior que o atual. 

No projeto que será licitado, a empresa vencedora também será responsável pelas edificações de uma Central de Utilidades (caixa d'água, casa de força, etc.), com 183,47 m², depósito de resíduos sólidos, uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), além da Seção de Combate a Incêndio.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Afastados em operação retornam aos cargos no TJMS e TCE-MS
ULTIMA RATIO

Afastados em operação retornam aos cargos no TJMS e TCE-MS

Funtrab realiza 'Feirão do Jovem Trabalhador' nesta quinta-feira
OPORTUNIDADE

Funtrab realiza 'Feirão do Jovem Trabalhador' nesta quinta-feira

Condenado há 17 anos por estuprar a enteada é preso em MS
COXIM

Condenado há 17 anos por estuprar a enteada é preso em MS

BRASIL

Projeto isenta de ICMS compras e serviços realizadas por pessoas com doenças graves e deficiências

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros que seriam entregues em SP
CONTRABANDO

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros que seriam entregues em SP

DOURADOS

Doenças respiratórias fazem lotar de pacientes UPA e Hospital da Vida

LEGISLATIVO DE MS

Reforma de escola e posto policial em Dourados são reivindicados por Renato Câmara

BRASIL

Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta-feira

CONQUIST

Egressa da Unigran preside o TRT no Mato Grosso

POLÍCIA

Carga de maconha avaliada em mais de R$ 8 milhões é apreendida na na MS-295

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Corpo de homem atacado por onça no Pantanal é encontrado

TRAGÉDIA 

PMA confirma ataque de onça que matou caseiro no Pantanal e aponta possíveis causas

SERPENTE

Cobra coral é encontrada em cima de cama em residência de Dourados

PÁSCOA E TIRADENTES

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados