Completando 35 anos de existência, a Campanha Papai Noel dos Correios já conta com 800 cartas cadastradas na edição de 2024, que começou no dia 05 de novembro. O lançamento oficial da ação aconteceu nesta quinta-feira (07), pela manhã, na agência central da instituição em Dourados.
O objetivo principal é tornar o Natal de crianças em situação vulnerabilidade social mais mágico. Para isso, os pequenos escrevem cartinhas, que são 'adotadas' pelos voluntários de toda a sociedade, que entregam os itens para serem doados posteriormente aos menores, na sede da instituição.
Conforme o superintendente dos Correios de MS, Gelson Leonel do Nascimento, em todo o Mato Grosso do Sul, em 2023, mais de 9.900 cartas foram cadastradas e adotadas e, para essa edição a meta é ultrapassar 10 mil. Em Dourados, o total do ano anterior (entre cadastradas e adotadas) atingiu 570.
"Esse ano nós já temos mais de 800 cartas cadastradas em Dourados e esperamos atingir uma marcar muito boa aqui. A adoção pode ser feita através do blog ou presencial aqui na sede", conta, ao destacar que o prazo máximo para a população participar é dia 13 de dezembro.
Quem optar por apoiar a ação, pode fazê-lo pelo meio online no blog clicando aqui ou presencial na agência, situada na rua João Cândido Câmara, n° 300, em Dourados.
Nesta edição, participam crianças de cerca de 50 instituições entre escolas municipais e instituições filantrópicas, além disso qualquer criança com idade até 10 anos pode participar, desde que esteja em estado de vulnerabilidade social. As cartas precisam ser manuscritas e conter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança.
Além de estimular a solidariedade e levar mais alegria para a celebração de fim de ano de muitas crianças, a ação visa estimular habilidades cognitivas e emocionais.
O superintendente dos Correios de MS, Gelson Leonel do Nascimento, cita que os pedidos são muito variados, o que amplia o 'leque' de possibilidades para as pessoas apoiarem a causa. Muitos dos desejos mostram ainda a fragilidade econômica existente na região.
"Ás vezes tem pedidos de cesta básica, de uma caixinha de chocolate, algo que as vezes para nós é simples, mas para essas crianças é algo difícil de alcançar. Mas também temos os casos que pedem celular, Playstation, são presentes mais difíceis dela ganhar por ter valor muito alto, mas tem de tudo. Durante esses anos tivemos muitos pedidos que realmente nos emocionaram, além de pedido de alimentos que nos mostram como estão nossas famílias, já tivemos pedido de festa de aniversário de uma cama pois dormia no chão, aí você se emociona e vê que a realidade realmente de muitas famílias não é fácil", cita.
Lucia Mendes, coordenadora do projeto em Mato Grosso do Sul também recorda de pedidos que a marcaram, como o de crianças preocupadas com a saúde familiar.
"Em uma edição, o menino pediu um tratamento dentário para a mãe e um para o pai, pois disse que já não aguentava mais ver eles com dor. São histórias que nos movem", destaca.
Durante o lançamento, os profissionais recordaram que o movimento nasceu idealizado por funcionários, que notaram que muitas cartas chegavam para a instituição endereçadas ao "bom velhinho" e passaram a estruturar a ação. Apresentações artísticas aconteceram com a presença do dueto Wanderlei e Isabella Alves e do saxofonista Alexander Agapito.
A solenidade foi marcada também pelo lançamento do selo de Natal em homenagem ao cartunista Ziraldo, que morreu no dia 6 de abril deste ano, no Rio de Janeiro (RJ).