Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
MOVIMENTOS SOCIAIS

Com meta de alcançar 14 mil votos, plebiscito segue até domingo

06 setembro 2014 - 07h00

Em todo o Brasil está acontecendo nessa semana da pátria, o plebiscito popular que pede pela reforma política no país. A meta dessa campanha é conseguir 10 milhões de votos em todo o território nacional e encaminhá-los para o Congresso Nacional para apreciação.

Segundo Ronaldo Ferreira, coordenador do Comitê de Defesa Popular de Dourados, que está organizando a votação no município, a meta é atingir 14 mil votos até domingo, quando se encerra a votação. “Nossa meta é chegar aos 14 mil votos, mas estamos confiantes que vamos conseguir até mais, pois a população aderiu à campanha e está participando bastante nos pontos de votação”, comenta.

As urnas podem ser encontradas em igrejas, escolas municipais, sindicatos, universidades ou também pela internet, no site [www.plebiscitoconstituinte.org.br/](www.plebiscitoconstituinte.org.br/).

Apesar da expectativa diante da quantidade, Ronaldo afirma que não foi feito nenhum levantamento para saber o número exato de votos até o momento. “Nós ainda não tivemos tempo para abrir as urnas e fazer esse levantamento, mas estamos com a campanha até dia 7 de setembro, onde encerraremos participando do Grito dos Excluídos com a nossa palavra de ordem pela reforma política”, encerra.

O que é o Plebiscito

O plebiscito popular propõe uma consulta aos cidadãos brasileiros para implantar uma assembleia constituinte exclusivamente eleita, que terá poder soberano para mudar o sistema político nacional. A argumentação que embasa a mobilização é de que a composição atual do Congresso Nacional “não representa” a população.

O comitê aponta que no Congresso, deputados e senadores que lá estão fazem parte da minoria da população, com a presença de mais de 70% de fazendeiros e empresários (sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses), somente 9% de mulheres (sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira), somente 8,5% de negros (sendo que 51% dos brasileiros se autodeclaram negros) e menos de 3% de jovens (sendo que esses representam 40% do eleitorado do Brasil).

Grito dos excluídos

Além dessa mobilização, o comitê organiza o ‘Grito dos Excluídos’ que neste ano tem como lema ‘Ocupar praças e ruas por liberdades e direitos’. Assim como nos anos anteriores, acontece no dia 7 de setembro com o desfile das comemorações do dia da independência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA
Lotomania passa a ter três sorteios semanais a partir de sexta-feira
VIOLÊNCIA
Homem com "mania de perseguição" é encontrado morto com corte no pescoço
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil registra mais 818 mortes por Covid e ultrapassa 595 mil
NOVA ANDRADINA
Ex-vereador é preso por furtar insumos agropecuários de prefeitura
Detran-MS encerra curso de agente de trânsito com blitz em Dourados
GERAL
Detran-MS encerra curso de agente de trânsito com blitz em Dourados
CAPITAL
Detento de 37 anos é encontrado morto em cela de Presídio
FUTEBOL
Uefa e Conmebol anunciam a criação da Super Copa dos Campeões
REGIÃO
Polícia prende investigado por estupro de vulnerável
Fundação de Cultura divulga relação dos beneficiados no "MS Cultura Cidadã"
SAÚDE
Pfizer pede à Anvisa que avalie eficácia de terceira dose da vacina

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero