Menu
Busca segunda, 19 de abril de 2021
(67) 99257-3397
CORONAVÍRUS

Com lotes recebidos até agora, quase 30 mil douradenses serão '100% vacinados'

02 março 2021 - 12h16Por Thalyta Andrade

Levantamento do Dourados News com dados coletados junto ao Núcleo Municipal de Imunização de Dourados aponta que, considerando o montante de vacinas recebidas até o momento, 29.149 douradenses seriam totalmente imunizados na cidade, recebendo primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A vacinação iniciada no dia 19 de janeiro segue o Plano Nacional de Imunização, priorizando na primeira etapa profissionais da área da saúde, idosos acima de 80 anos e população indígena.

Até esta terça-feira (2) Dourados recebeu três lotes de imunizantes, com doses de Coronavac (fabricadas pelo Instituto Butantan, em São Paulo) e de Astrazeneca/Oxford (fabricadas pela Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro). 

No total foram recebidas 39.338 doses de vacinas até o momento. Foram 35.098 doses de Coronavac para primeira e segunda aplicação, que seriam suficientes para imunizar nas duas etapas um total de 17.549 pessoas. De Astrazeneca foram 4.240 doses somente para primeira aplicação.

Outras 23.200 foram disponibilizadas para primeira e segunda dose serem aplicadas exclusivamente na população indígena, cuja campanha de imunização é de responsabilidade da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena). O município somente repassa, por intermédio do Núcleo de Imunização, o montante de doses destinado a essa população, que é parte do primeiro grupo prioritário do Ministério da Saúde, assim como profissionais de saúde e idosos.

Ontem (1), em entrevista ao vivo na página do Dourados News no Facebook (confira aqui), o secretário municipal de saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, garantiu que todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 nas unidades de referência do município (públicas e privadas) foram imunizados ao menos com a primeira dose.

O secretário ainda admitiu que o montante de imunizantes recebido até o momento não é suficiente para um avanço mais rápido no cronograma vacinal e que essa questão é um problema com o qual municípios e Estados têm tido que lidar. 

Dourados não conseguiu ainda concluir, por exemplo, a imunização do primeiro grupo prioritário de idosos, acima de 80 anos e também todos os profissionais que atuam na área de saúde, que são aqueles envolvidos em todas as etapas de atendimento dentro de uma unidade hospitalar desde a chegada do paciente.

“Vamos avançar na medida que as doses vão chegando e existem tratativas externas para tentar a liberação da compra de mais doses, porém isso é um processo que não ocorre do dia para a noite e depende não só da vontade do município ou Estado. Isso já foi tentado fazer há um tempo e os fornecedores não quiseram vender a não ser para o Ministério da Saúde”, explicou Weissinger.

Questionado sobre o fato de Dourados ser a maior cidade do interior do Estado e sobre a necessidade de mais doses para avançar com a imunização, o secretário disse à reportagem que a decisão sobre a distribuição de doses aos municípios é técnica e avaliou que até o momento está coerente com o volume dos lotes recebidos pelo Estado.

“A decisão é técnica e não se baseia simplesmente no critério de que Dourados mereceria. Não dá para a gente agir nesse momento, com a equipe técnica de distribuição de vacina, com emoção. Fazemos sempre essas colocações da nossa necessidade de mais doses e temos recebido apoio do Estado nesse sentido”.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com 100% dos leitos ocupados, Dourados tem 16 pacientes na lista de espera por UTI Covid
PANDEMIA
Com 100% dos leitos ocupados, Dourados tem 16 pacientes na lista de espera por UTI Covid
Homem dá tapa no rosto de esposa e a faz descer do carro com a filha
Prefeitura prorroga medidas restritivas contra a Covid e mantém 'lei seca' após as 21h
DOURADOS
Prefeitura prorroga medidas restritivas contra a Covid e mantém 'lei seca' após as 21h
Três veículos com produtos de descaminho são apreendidos em rota de contrabando
LAGUNA CARAPÃ
Três veículos com produtos de descaminho são apreendidos em rota de contrabando
FERIADÃO
Comarca de Miranda não terá expediente entre hoje e quarta
BRASIL
Após uma semana, vacinação contra gripe atinge 1,8% do público-alvo
REGIÃO
Trabalhadores rurais encontram corpo carbonizado às margens da BR-163
BR-463
Veículo furtado em São Paulo é recuperado pela polícia
MATO GROSSO DO SUL
Beneficiários do Mais Social terão que participar de curso profissionalizante
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de olho na cena externa

Mais Lidas

ASSALTO
Mulher tem carro roubado ao parar no semáforo em Dourados
POLÍCIA
Irmãos morrem após serem atropelados por caminhonete em rodovia
DOURADOS
Interno morre após briga com companheiro de cela da PED
PED
Arma de fabricação caseira é encontra em cela de interno morto