Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (8), na sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) o novo hangar da unidade, que passa a abrigar um helicóptero dedicado ao enfrentamento as organizações criminosas na região de Fronteira.
A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades civis e militares de Mato Grosso do Sul. Houve a apresentação operacional de aeronaves com demonstrações de rapel, abordagem e desembarque a baixa altura, além de simulações de resgate.
O coordenador-geral do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), coronel Rosalino Gimenez Filho destacou que com os investimentos, o Departamento contará com mais agilidade no combate ao crime e um reforço expressivo com o policiamento aéreo, principalmente na região próxima da fronteira com o Paraguai.
“São investimentos com tecnologia de ponta, também em formação de profissionais na área e hoje instalando uma base na coordenadoria de policiamento aéreo, dentro da estrutura. Vai ser muito importante para atender os municípios que fazem parte do Conesul, vai ampliar a capacidade de atuação com mais rapidez. A partir de agora com a inauguração desta unidade ficará a disposição da região, uma aeronave e tripulação de forma permanente para atender as ocorrências policiais de Dourados e região e apoio a todas as forças de segurança. Com certeza tudo isso vai colocar o DOF em um patamar acima do que já vem realizando”, disse.
O comando citou ainda que as aeronaves locais estão amplamente equipadas com “tudo que há de mais moderno no país e no mundo”.
O secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que as ações vão gerar impacto em resultados positivos em segurança não só de forma local, mas de forma global. Outro ponto destacado por ele, é que os investimentos servirão de apoio à outras forças de segurança.
“Os resultados dos investimentos em segurança pública em MS não são apenas para a região, vão muito além das nossas divisas, muito além das nossas fronteiras. Quando atuamos de forma integrada com transversalidade em todas as áreas, nós conseguimos melhor resultado. Esses equipamentos vão poder também atender ações do Corpo de Bombeiros, em combate aos incêndios do pantanal e PMA (Polícia Militar Ambiental) por exemplo”, apontou.
O vice-governador José Carlos Barbosinha, reforçou que o momento é um marco para Mato Grosso do Sul e pontuou ainda que melhorar a segurança do Estado impacta além de mais qualidade de vida para a população, em elevação do nível de interesse para empreendedores.
Hangar abriga aeronaves da segurança pública e foi construído ao lado da nova sede do DOF - Foto: Dourados News