terça, 03 de dezembro de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MUSEU DA BIODIVERSIDADE

Com aquário e animais taxidermizados, museu leva conhecimento à população em Dourados

29 novembro 2024 - 11h54Por Gizele Almeida

Com variedade em exemplares de peixes, insetos, animais vertebrados e invertebrados e mais, o MuBio (Museu da Biodiversidade), da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi reinaugurado nesta sexta-feira (29). 


A exposição permanente existe desde 2005, sendo nutrida com ações de pesquisas desde a graduação até o doutorado e agora conta com um aquário com peixes do rio Dourados. Fernando Dagosta, especialista em peixes e um dos responsáveis pelo MuBio (Museu da Biodiversidade) destaca ainda a exposição de artes do livro "Peixes do Brasil", exposições com esqueletos de diversos peixes, além das exposições de insetos e botânica no local.  


“Inicialmente era um museu voltado para divulgação científica sobre insetos do Brasil, principalmente do Cerrado. Agora com a publicação do livro Peixes do Brasil, do qual sou um dos autores. a gente conseguiu a autorização para trazer as pinturas para Dourados. Foi incorporada 40 das 100 pinturas do livro no acervo da UFGD e conseguimos uma verba para poder renovar a exposição, trazendo esse aquário que representa os peixes do Rio Dourados com varias espécies e peixes icônicos como a piranha,  o pirarucu, entre outros”, destaca.  

Dagosta destaca que além de destacar a fauna existente em Mato Grosso do Sul, o MuBio  conta com painéis que expõe todos os biomas do Brasil. 

Marcelo De Bello Cioffi, DO  Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso sustentável de Peixes Neotropicais (INCT-Peixes), destacou as ações da UFGD como disseminadora de conhecimento e incentivadora científica. 

“ É uma grande rede de pesquisadores envolvidos, pesquisa, divulgação científica. As iniciativas aqui da UFGD estão alinhadas com os objetivos de transferir o  conhecimento gerado na universidade para a sociedade,  para as escolas em geral, comunidade indígena, enfim toda a sociedade, de forma que a população entenda o impacto que as pesquisas tem na vida das pessoas”, destacou.


Danielle Marques Vilela diretora da FCBA, destacou que diversas unidades educacionais tem realizado visitas ao local e, disse que levar a ciência de uma forma criativa para a sociedade é satisfatório, além de ser um incentivo a educação num todo.  


“É um exemplo do papel da faculdade, com a divulgação de ciência, aproximando as escolas. Penso que cada pequeno desses [as crianças visitantes], se conseguirmos tocar parte deles, para que daqui alguns anos, despertem para a ciência, sejam nossos alunos ou em outra instituição, a gente vai ter cumprido nosso papel”, enfatizou. 

O local é aberto a visitação do público das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) e no sábado das 7h às 12h. Unidades educacionais ou outros grupos de pessoas podem agendar as visitas em contato por meio do email mubio@ufgd.edu.br ou via contato: 3410 2192. 


 
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ABANDONO

Idosa de 83 anos é encontrada em casa insalubre e sem comida

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.803 da Mega-Sena

Motorista é flagrado transportando 130 quilos de pasta base de cocaína
TRÁFICO

Motorista é flagrado transportando 130 quilos de pasta base de cocaína

Saúde integrará campanha para reforçar proteção sanitária
FRONTEIRA

Saúde integrará campanha para reforçar proteção sanitária

Corpo de jovem que se afogou no rio Aquidauana é encontrado
ROCHEDO

Corpo de jovem que se afogou no rio Aquidauana é encontrado

REGIÃO

Curso da UEMS abre inscrições para Colônia de Férias Brincante

MERCADO FINANCEIRO

Dólar interrompe sequência positiva e fecha em queda

JUSTIÇA

STF já condenou 310 pessoas por atos do dia 8 de janeiro

VIOLÊNCIA

Homem pede ajuda em ferro-velho após ser esfaqueado

DOURADOS

Alegando medo e vingança, envolvido em assassinato se apresenta na delegacia

Mais Lidas

DOURADOS

Cliente denuncia furto de mala em hotel e sistema de segurança não registra imagens

TRAGÉDIA

Acidente deixa três pessoas mortas na BR-163 em MS

DOURADOS

Homicídio no Cidade Jardim I ocorreu após discussão entre autor e vítima

DOURADOS

Homem assassinado no Cidade Jardim I foi atingido por pelo menos cinco tiros