Neste domingo (21), às 12:38h, começa oficialmente o inverno. O início da estação deve ser seca em Mato Grosso do Sul e a baixa possibilidade de geadas se dará por conta da presença do fenômeno El Niño na região.
De acordo com o informado pelo Cemtec MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e de Recursos Hídricos), o fenômeno que causa o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial impedirá que a geada chegue.
“O regime de precipitação fica basicamente controlado pelo avanço das frentes frias, vindas do sul do continente, e é mais frequente a invasão de massas polares, que provocam quedas bruscas nas temperaturas, assim como os menores valores absolutos do ano, por vezes, levando à formação de geadas. Entretanto, devido a presença de fenômeno El Niño haverá pouco ou nenhum episódio de geada em Mato Grosso do Sul”, informou o centro em nota.
A previsão é que as chuvas ocorram com pouca frequência neste início de estação. Segundo o site Clima Tempo “não são esperados grandes volumes de chuva para o Centro-Oeste”.
Quem não aprecia o frio intenso, comemora o fato de a estação ter pouca previsão de geada. É o caso da estudante Sabrina Elen Cardoso, 20, que afirma não gostar dos dias mais gelados por não se sentir confortável para sair de casa.
“É complicado não dá vontade de fazer nada e para ir a qualquer lugar temos que estar bem agasalhados o que eu não gosto, torço para que o calor volte logo”, comentou.
Já o comerciante João Batista dos Santos, 49, conta que aprecia os dias frios e procura curtir as coisas boas da estação. Para ele, o período serve para se deliciar nos caldos e também no chimarrão.
“Cada época tem seu charme e no frio é gostoso aproveitar os pratos quentes, o nosso pucheiro é um deles. Outra coisa que não dispenso é o chimarrão, no inverno é muito bom”, ressaltou.
Como é comum na região, o inverno deve trazer nas entradas de frentes frias a ocorrência de nevoeiros em especial no sul do Estado, nas cidade de Amambai, Ponta Porã, Itaquiraí, Ivinhema, Sete Quedas e Dourados.
A estação chegará ao fim no dia 23 de setembro de 2015, para dar lugar a primavera.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa

Vai à sanção mais rigor para preso que mantiver ameaças contra mulher

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

Dourados ultrapassa 5 mil casos de chikungunya e tem 8 mortes, com 2 em investigação
Mais Lidas

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

Mesmo antes da chegada oficial da estação, as temperaturas já caíram bastante na cidade (Foto: Gizele Almeida)