sexta, 17 de abril de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TABU

Dourados abre "Novembro Azul" com pouca adesão de homens

09 novembro 2015 - 10h41

Na manhã desta segunda-feira (09), com a presença de poucos homens, foi aberto o ‘Novembro Azul’, mês destinado a conscientização da saúde do homem, com ênfase em câncer de próstata. A abertura aconteceu CAM (Centro Administrativo Municipal) e foi realizada pela diretora do departamento de atenção básica, Fabiane Dezan.

Durante todo o mês de novembro, serão realizadas ações voltadas para chamar a atenção dos homens para cuidarem da saúde, cada unidade vai fazer uma ação diferente. Ao todo segundo a Fabiane, são aproximadamente 30 Unidades de Saúde na cidade. O câncer de próstata, alvo principal da campanha, está em segundo lugar, sendo o que mais provocas mortes em homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

“Esse mês é voltado para chamar a atenção dos homens, serão feitas várias ações nas Unidades de Saúde, as pessoas devem se informar na unidade do seu bairro. Será um mês com ênfase na conscientização do câncer de próstatas e serão oferecidos exames básicos”, explicou.

Ela disse que ainda há muita resistência desse público para se tratar da saúde. Segundo Fabiane, a adesão por parte deles, em participar de campanhas é diferente em relação as mulheres que são mais participativas e se cuidam mais.

“Infelizmente o homem ainda tem receio, preconceito em relação a cuidar da sua saúde. Temos muitas dificuldades em trazer os homens para que sejam conscientizados. Como pode perceber, a pouca quantidade que está presente aqui hoje. Se falar em câncer de próstata, ai que não aparecem mesmo. A doença ainda é tida como um tabu entre os homens”, pontuou.

Ela relatou que em 2014, o Ministério da Saúde divulgou que foram registrados 68.800 mil casos de câncer de próstata no mundo, com grande índice em homens com 80 anos. E ainda que Mato Grosso do Sul é o segundo estado do país com o maior número de casos de câncer.

“As pessoas precisam perder esse preconceito de cuidar da sua saúde, isso não é demonstração de fraqueza e sim de força. Olha a quantidade de casos em 2014, foram 68.800 mil e MS é o segundo estado com maior número de casos de câncer que entram todos. Eles devem participar mais das campanhas preventivas, ser um pouco mais conscientes".

Entre os poucos que participaram da abertura do mês de conscientização está, o servidor Éric Massahide Ono,28, que fala que para ele é importante cuidar da saúde, porém assim como os demais também só procura atendimento quando realmente não está se sentindo bem.

“Eu acho importante, mas não procuro regularmente um atendimento para fazer aquele checape. Apesar que no mês passado fiz uma série de exames, hemograma completo entre outros, mas no restante só procuro atendimento quando estou com algum sintoma”, comentou o servidor.

Câncer de próstata, sintomas e diagnóstico

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.

Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Mãe e pai são agredidos pelo próprio filho com socos e pauladas
CAPITAL

Mãe e pai são agredidos pelo próprio filho com socos e pauladas

STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários
JUSTIÇA

STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários

Comboio é interceptado com 800 quilos de maconha após perseguição
NOVA ITAMARATI

Comboio é interceptado com 800 quilos de maconha após perseguição

Justiça da Itália dá nova decisão que autoriza extradição de Zambelli
BRASIL

Justiça da Itália dá nova decisão que autoriza extradição de Zambelli

Médico formado em MS atira contra paciente em hospital no Paraná
VIOLÊNCIA

Médico formado em MS atira contra paciente em hospital no Paraná

MEIO AMBIENTE

Bioparque resgata peixes afetados pela decoada no Pantanal

VILA POPULAR

Jovem tem casa destruída, é ameaçada de estupro e agredida pelo ex

FUTEBOL

Conmebol abre processo disciplinar contra o técnico Abel Ferreira

AMAMBAI 

Adolescente de 17 anos perde bebê após ser agredida pelo padrasto

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.997 da Mega-Sena

Mais Lidas

ELDORADO

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

VILA SÃO BRAZ

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

CLIMA

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica