terça, 13 de maio de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Com 1058 inscritos em MS, Enem Prisional acontece esta semana em 29 presídios da Agepen

03 dezembro 2012 - 18h15

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 4 e 5 deste mês para pessoas em situação de prisão de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul foram 1058 inscritos, destes, 1022 de estabelecimentos penais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), 30 do Presídio Federal e seis de unidades educacionais de internação (Uneis).




Nas unidades penais administradas pela Agepen, observou-se um aumento de 83,4% no número de inscritos. Segundo a chefe da Divisão de Educação da agência penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, um dos fatores que contribuiu para este crescimento foi a ampliação do número de presídios da agência credenciados para sediarem as provas, saltando de 25 no ano passado para 29 em 2012.




Esse crescimento foi registrado também no total de internos inscritos no Estado, contabilizando um aumento de 77,8% com relação a 2011, quando houve a participação de 595 candidatos.



Na Capital, o exame será realizado no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira e na unidade semiaberta feminina, além do Presídio Federal e das Uneis Dom Bosco e Estrela do Amanhã.




As provas também serão aplicadas em unidades de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.




A Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, foi a unidade que reuniu o maior número de inscrições de internos para participação no Enem Prisional 2012 no Estado, com 110 reeducandos, seguida pelo Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, com 109, pelo Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, com 105, e o Instituto Penal de Campo Grande, com 100.




exame é composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, os participantes responderão questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Matemática e suas Tecnologias; com duração de cinco horas e trinta minutos.



Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, os aprovados, além da certificação de conclusão do Ensino Médio, poderão concorrer a vagas em universidades e em programas governamentais.



Fonte: Agepen

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reajuste dos servidores será votado nesta terça na Assembleia
LEGISLATIVO DE MS

Reajuste dos servidores será votado nesta terça na Assembleia

Reparo em adutora é finalizado, mas abastecimento só deve ser concluído à tarde
DOURADOS

Reparo em adutora é finalizado, mas abastecimento só deve ser concluído à tarde

Prefeitura conclui etapas e aeroporto depende apenas da homologação da Anac
DOURADOS

Prefeitura conclui etapas e aeroporto depende apenas da homologação da Anac

Governo libera vacinação contra a gripe para todas as idades em MS
IMUNIZAÇÃO

Governo libera vacinação contra a gripe para todas as idades em MS

Grávida é ameaçada pelo marido após recusar empréstimo de dinheiro
DOURADOS

Grávida é ameaçada pelo marido após recusar empréstimo de dinheiro

LEGISLATIVO DE MS

Depois de 12 anos, Bodoquena resgata a tradição de comemorar aniversário com rodeio

TRÁFICO

Homem foge para mata e larga 35 kg de haxixe em moto com placas de Dourados

DOURADOS

Estudantes pedem apoio da Câmara por segurança no entorno de universidades

REGIÃO

Motocicleta furtada é recuperada e receptador apreendido

INFORME PUBLICITÁRIO

Estética e bem-estar: a nova era dos tratamentos odontológicos

Mais Lidas

TRÂNSITO

Mulher fica em estado gravíssimo após acidente entre moto e caminhonete no centro de Dourados

DOURADOS

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em diversos bairros de Dourados

DOURADOS

Homem é sequestrado e agredido por trio em matagal

DOURADOS

Câmeras flagram motociclistas furando sinal e encobrindo placa; infração é gravíssima