Com o fim do semestre, chega também o fim do estágio dos acadêmicos do 8º e último semestre de Fisioterapia. Para eles, é hora de se preparar para a nova profissão e se despedir dos pacientes que foram atendidos durante o ano. Todos os anos, essa despedida é feita durante uma confraternização com professores, alunos e pacientes.
Em 2012 foram mais de sete mil atendimentos e, apesar do número alto, é impossível não se apegar a alguns pacientes, especialmente aos que precisam de um tratamento mais complexo. Como Seu Darlam Luiz Hinterholz, 47, que iniciou seu acompanhamento em agosto de 2003 e já viu nada menos do que dez turmas de formandos.
Para ele, cada ano começa com expectativa para os novos alunos e saudade dos que já se formaram. “É muito difícil, quando eles saem, a gente sente muita falta porque estamos o ano inteiro juntos. E agora a gente espera que venha uma turma igual a essa, porque foi muito bom”, conta.
Foi Seu Darlam que fez um pequeno discurso durante a confraternização, que comoveu muitas das alunas, inclusive Maiara Sanabria Martins, 21. Ela afirma que, “é triste porque nós pegamos um vínculo com pacientes e colegas. E a gente também aprende muito com eles, nos adaptamos e, o que aprendemos, vamos levar para os nossos pacientes agora”.
Apesar do clima de despedida, muitos desses estudantes não perderão o contato com os pacientes. Seu Darlam conta que, inclusive, tem vários alunos de outras turmas em uma rede social. “Gente que passou há seis ou sete anos me encontra na internet e nos tornamos amigos. Vai além do tratamento”, acredita.
A coordenadora da Clínica de Fisioterapia, Simone de Sousa Elias Nihues, destaca que as portas da Clínica também ficam abertas para os futuros profissionais e conta que muitos ex-acadêmicos visitam os pacientes. “Toda semana nós recebemos visitas de dois ou três alunos, egressos, de outras cidades, que dão uma passadinha aqui e vem rever os pacientes. Fora daqui muitos geram um vínculo de amizade”, diz.
Para ela, a confraternização é uma oportunidade de tomar um fôlego e começar bem a carreira profissional. “É um momento dos alunos se despedirem da vida acadêmica. É um dia de alegria, mas ao mesmo tempo é saudoso, e eles saem realizados, prontos para a vida profissional”, avalia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

Rodolfo Nogueira é eleito pela terceira vez o melhor deputado federal do MS

Nos EUA, Riedel participa de reuniões com empresários

Reajuste dos servidores será votado nesta terça na Assembleia

Reparo em adutora é finalizado, mas abastecimento só deve ser concluído à tarde

Prefeitura conclui etapas e aeroporto depende apenas da homologação da Anac

Governo libera vacinação contra a gripe para todas as idades em MS

Grávida é ameaçada pelo marido após recusar empréstimo de dinheiro

Depois de 12 anos, Bodoquena resgata a tradição de comemorar aniversário com rodeio
Homem foge para mata e larga 35 kg de haxixe em moto com placas de Dourados
Mais Lidas

Mulher fica em estado gravíssimo após acidente entre moto e caminhonete no centro de Dourados

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em diversos bairros de Dourados

Homem é sequestrado e agredido por trio em matagal
