Menu
Busca quinta, 17 de junho de 2021
(67) 99257-3397
ONLINE

Ciclo de Palestras sobre Creditação da Extensão na UFGD começa na segunda

10 junho 2021 - 20h05Por Da Redação

Terá início nesta segunda-feira (14/06) o Ciclo de Palestras e Reflexões sobre Creditação da Extensão na UFGD, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da universidade, às 13h (horário de MS). A palestrante convidada é a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora Fabiana Dultra Britto, que falará sobre a experiência da universidade baiana ao incorporar os créditos de extensão no currículo dos cursos de graduação.

A partir das vivências bem-sucedidas e dos desafios enfrentados pela UFBA, a UFGD quer melhor planejar e executar esse tipo de creditação na Instituição, tendo em vista que a universidade tem somente até o mês de dezembro para cumprir a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE). Essa meta determina que os cursos de graduação precisam “assegurar, no mínimo, 10% dos créditos curriculares em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

De acordo com a Coordenadoria de Extensão da UFGD, com a integralização na matriz curricular, a extensão deixou de ser uma atividade apartada do ensino e passou a integrá-lo, inclusive se tornando um dos critérios de avaliação dos cursos de graduação. Ou seja, as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (documento que regulamentou a meta 12.7 do PNE) valorizaram a extensão universitária ao assegurar a indissociabilidade com o ensino e, também pode-se dizer, com a pesquisa.
.
Para que a UFGD cumpra essa meta do PNE e os estudantes consigam os créditos necessários para terminar a graduação, é necessário que discentes, docentes e técnicos administrativos aumentem a realização e a participação em ações de extensão. Para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre esse tema urgente é que as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (PROEX) e de Ensino de Graduação (PROGRAD) estão organizando o ciclo de palestras.
 
Os coordenadores de curso de graduação irão participar da transmissão da palestra desta segunda-feira e poderão fazer perguntas para a professora Fabiana Dultra Britto. Além dos coordenadores de curso, a organização do evento está convidando toda a comunidade acadêmica para participar, já que será um desafio coletivo realizar ações de extensão que contemplem os alunos de graduação dos diferentes cursos e que envolvam a sociedade.   

A segunda palestra do ciclo está marcada para 21 de junho, às 13h30 (horário local), com a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG (Universidade Federal de Goiás), professora Lucilene Maria de Sousa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IMUNIZAÇÃO
Mais 936 mil doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
Copom eleva taxa básica de juros para 4,25% ao ano
ECONOMIA
Copom eleva taxa básica de juros para 4,25% ao ano
ECONOMIA
Ibovespa fecha em queda após EUA anunciarem alta de juros
CARTÃO SESC
Sesc MS assina parceria com Governo e servidores terão descontos em serviços
Covid-19: país tem 2,9 mil mortes e 95,3 mil casos em 24 horas
BRASIL
Covid-19: país tem 2,9 mil mortes e 95,3 mil casos em 24 horas
NA CAPITAL
Detran-MS vai liberar veículos em pátios por requerimento virtual
BRASIL
Ação do DF e de Goiás mobiliza 200 agentes na busca de foragido
DOURADOS
Alan Guedes recebe doações para organizar retomada das aulas presenciais
POLÍTICA
Relator da reforma administrativa apresenta roteiro de trabalho
DEPUTADOS
CCJ da Câmara aprova intimação judicial por aplicativo de mensagens

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista baleado em golpe do "falso frete" é identificado
DOURADOS
Multinacional não paga R$ 351 milhões à vista e juiz intima Santa Helena para compra de usina
DOURADOS
Jovens que tentaram aplicar golpe do 'falso frete' e balearam motorista são apreendidos
PONTA PORÃ
Preso por tráfico, homem diz ser corretor e mostrava residência para casal