Menu
Busca sexta, 04 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
PALESTRAS DNC

Ciclo de palestras do ‘Diga Não ao Crime’ aos alunos do EJA é concluído

21 setembro 2017 - 12h35

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados, foi concluído na noite de ontem (20), na Escola Januário Pereira de Araújo, o ciclo de palestras ‘Diga Não ao Crime’ (DNC), que tem por objetivo a prevenção de combate ao uso de drogas e a iniciação criminal por consequência do vício.

O ciclo foi iniciado na última semana e passou pelas escolas Maria da Conceição Angélica no Jardim Guaicurus, Etalivio Penzo no Parque das Nações, Armando Campos Belo no Jardim Santa Brígida e na noite de ontem na escola Januário Pereira de Araújo.

Foram atendidos mais de 500 alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da rede municipal de Ensino de Dourados, tendo a coordenadora municipal do EJA, a professora Eulália Saburá, acompanhado todas as palestras, juntamente com os diretores e professores das escolas.

A coordenadora avalia de forma positiva as palestras do projeto DNC, que traz integração e conhecimento sobre drogas, violência e as consequências criminais às pessoas que se envolvem no "submundo do narcotráfico".

"A apresentação e a forma de exposição do tema pela Policia Militar é impactante, prendendo a atenção de todos os ouvintes e trazendo a realidade sobre o uso de drogas, que via de regra, começa em casa e com anuência dos pais", diz Eulália.

O álcool continua sendo a droga mais destrutiva e que mais causa danos à sociedade, sendo também é o principal acesso a outros tipos de drogas.

"Os alunos demonstram surpresa quando o palestrante responsabiliza os próprios pais pela inserção de seus filhos ao mundo das drogas através do álcool e relata fatos reais e em vídeo, sobre situações que a atendidas Polícia Militar em todo o Brasil", conclui a coordenadora.

O palestrante e idealizador do projeto DNC, 1º Sargento PM Julio CT Arguelho, diz que o projeto visa inibir a iniciação criminal de adolescentes de 13 a 17, que frequentem escolas públicas na linha e faixa de fronteira com o Paraguai.

"O público dessa faixa etária são os principais alvos de aliciadores do tráfico, que se utilizam desses adolescentes para realizar o transporte de drogas através de carros de passeio ou ônibus, saindo da fronteira para outras cidades ou estados, conhecidos comumente como "mulas do tráfico", diz o Sargento Arguelho.

"As consequências criminais imputadas a essas "mulas" se tornam ínfimas, quando comparadas a violência de grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas na fronteira." conclui o palestrante.

Novos ciclos de palestras do DNC deverão ser agendados nos próximos dias e a comunidade em geral pode conhecer um pouco mais do projeto através da fanpage [no Facebook](https://www.facebook.com/pg/PROJETODNC).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caminhões aguardam em fila há 15 dias por liberação para entrar em MS
IMPORTAÇÃO 
Caminhões aguardam em fila há 15 dias por liberação para entrar em MS
Exército apreende armas, munições e autua 18 empresas na 'Spartacus'
MS E MT
Exército apreende armas, munições e autua 18 empresas na 'Spartacus'
Polícia prende 12 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado
RIO BRILHANTE
Polícia prende 12 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado
Acusada de falsificar documentos usados por Ronaldinho segue foragida há oito meses
PARAGUAI
Acusada de falsificar documentos usados por Ronaldinho segue foragida há oito meses
Meia maratona de Bonito acontece neste final de semana
PEDESTRIANISMO
Meia maratona de Bonito acontece neste final de semana
FUTEBOL
Estádio San Paolo do Napoli é rebatizado em homenagem a Maradona
DOURADOS
CCZ contará com dois pontos de vacinação de cães e gatos no sábado
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto inclui matéria sobre violência doméstica em formação de agentes de segurança
ECONOMIA
Captação da poupança cai pela primeira vez desde janeiro
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Associação de apoiadores do Hospital de Amor de Dourados

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é encontrado morto em ponte próximo à Vila Cachoeirinha 
CAARAPÓ
Jovem que matou companheira com mata-leão é autuado em flagrante por homicídio doloso
ACIDENTE
Rodas de carreta se soltam e atingem mulher na calçada em Amambai
DOURADOS
Corpo encontrado na pedreira é de homem desaparecido há quatro dias